A Procuradoria-Geral Eleitoral entendeu que houve crime de transfobia e de violência política de gênero no discurso feito pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) no plenário da Câmara em 8 de março, no Dia Internacional da Mulher.
Os crimes foram apontados pela procuradora Raquel Branquinho, que encaminhou ao procurador-geral da República, Augusto Aras, uma representação feita pela deputada Erika Hilton (PSol-SP) contra o parlamentar.
“Nesse aspecto é que se considera, em tese, caracterizada, além da situação do crime de transfobia, que já foi objeto de representações a essa Procuradoria-Geral da República, também do crime de violência política de gênero (artigo 326-B do CE), que possuem objetividades jurídicas distintas e autônomas, este último porque a fala revela a intenção de constranger, humilhar, segregar, dificultar o exercício do mandato eletivo por parlamentares, notadamente as duas eleitas nesta legislatura que se inicia na Câmara Federal, em razão da sua condição de mulheres transgênero”, afirmou a procuradora.
Discurso transfóbico
O deputado Nikolas Ferreira subiu, em pleno Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, na tribuna do plenário da Câmara dos Deputados com uma peruca loira afirmando que “se sente mulher” em meio à um discurso transfóbico.
Em sua fala, o parlamentar afirma que “as mulheres estão perdendo o seu espaço para homens que se sentem mulheres”.
“E para terem ideia do perigo de tudo isso, estão querendo colocar uma imposição de uma realidade que não é uma realidade. Eu posso ir para a cadeia caso seja condenado por transfobia, porque eu, no Dia Internacional das Mulheres, há dois anos, parabenizei as ‘mulheres XX’. Ou você concorda com o que estão dizendo ou, caso contrário, você é um transfóbico, um preconceituoso”, afirmou o deputado.
Além disso, Nikolas ainda defendeu a liberdade de uma pessoa barrar a entrada de uma mulher trans em banheiros femininos para “proteger sua filha” sem ser taxado de transfóbico e criticou marcas que homenageiam mulheres trans em campanhas do Dia da Mulher.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Campo Grande sedia fórum nacional sobre futuro do Brasil

Dirigentes da Fórmula Truck são homenageados na Câmara de Campo Grande

Senado aprova projeto que torna homicídio em escola crime hediondo

Deputados votam PL que muda a responsabilidade da isenção de ICMS a templos religiosos

Deputado solicita reforma integral da escola Hércules Maymone, na Capital

Instituto de Direito e Escolas do Legislativo firmam parcerias para ampliar capacitações

Com foco na Saúde e Infraestrutura, vereadores apresentam 317 emendas à LDO 2026

Bandeirantes tem candidaturas do MDB, DC e PSD para eleição suplementar

CCJR vota pelo arquivamento de projeto para alfabetização digital de idosos em MS
