Com o foco em possibilitar que tutores e protetores forneçam alimentação de qualidade aos pets, já que estes precisam ter suas necessidades nutricionais atendidas, o vereador da Câmara Municipal de Dourados Mauricio Lemes (PSB), pretende baratear os preços das rações para cães e gatos em Mato Grosso do Sul.
A iniciativa coloca MS em posição de referência na causa animal. Diante disso, foi encaminhada uma indicação sobre o tema ao Governo do Estado.
Na indicação 2.033/23, o vereador pede que o governo analise a possibilidade de redução da alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre os preços de vendas das rações.
“Observamos um aumento significativo nos preços. Infelizmente, isso tem levado muitos tutores, protetores e associações de defesa e proteção animal ao endividamento”, ressaltou ele.
Considerados membros das famílias, o parlamentar entende que a alimentação dos animais seja tão essencial quanto a dos seres humanos, merecendo assim ter carga tributária equivalente, e não mais alta, como já ocorre.
De acordo com dados da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), mais da metade, sendo 54,2%, dos preços das rações para os consumidores finais é voltada a impostos - incluindo o ICMS. Quando comparada aos Estados Unidos, esse índice é de somente 6,6%. Isto acontece porque no Brasil as comidas dos animais ainda são classificadas como itens não essenciais.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Campo Grande se junta a capitais do país em protestos contra o 'PL da Dosimetria'

Zambelli renuncia e encerra impasse entre Câmara e STF

Chapa do PT para 2026 ganha forma com Fábio Trad ao governo

Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato


Vereador de Dourados Mauricio Lemes (PSB) (Foto: Divulgação)



