O I Fórum de Direito Ética e Combate à Corrupção? deixou uma mensagem clara, direta, objetiva, acolhida por autoridades, instituições e profissionais que participaram. O evento, com renomados palestrantes, colocou no centro das discussões, temas que instigaram uma plena reflexão sobre a realidade brasileira e a necessidade da união de todos em prol de ações que contribuam para que a gestão pública atue de acordo com as expectativas da sociedade.
A abertura do Fórum em parceria com a empresa Jam Jurídica Editoração e Eventos, contou com a presença de diversas autoridades, entre advogados, auditores e conselheiros do Estado, cujo discurso de abertura ficou a cargo do presidente do TCE-MS, conselheiro Waldir Neves.
O presidente da Corte de Contas lembrou que o momento é ideal para o debate. “A sociedade cobra uma resposta clara do Poder Público acerca dos problemas vividos pelo Brasil, por isso a participação efetiva de todos os órgãos de controle é fundamental para a união com as instituições e fortalecimento das políticas públicas, já que temos nos empenhado para que o nosso Tribunal trabalhe de uma forma pedagógica, preventiva e efetiva em suas ações”, completou.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Junior Mochi, ressaltou a importância dos temas propostos. “Os problemas que o país enfrenta trazem a necessidade da discussão deste assunto de tamanha relevância para todos. A corrupção não é praticada apenas por agentes públicos, infelizmente está arraigada na cultura de significativa parcelado povo brasileiro. O Tribunal de Contas do Estado está contribuindo efetivamente para a disseminação dos debates para que avancemos para amenizar esta questão”, disse.
A Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul (OAB-MS), nas palavras do presidente Mansour Karmouche, destacou a parceria entre as instituições. “Esses Fóruns que acontecem em outros órgãos de controle são importantes, pois fazem que a atuação da OAB junto ao Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado e Assembleia Legislativa tenham um trabalho profícuo com bons resultados”, constatou.
O Fórum encerrou na última sexta-feira (06/05) com duas palestras: Ética e Cidadania. Por Onde Começar? Com o palestrante Vinicius Dejain (SE) e com a palestra Lei Anticorrupção Empresarial, que será ministrada pelo Ministro Benjamin Zymler, que enfatizou a importância da união das instituições de controle para uma ação conjunta de fiscalização, a fim de garantir a correta aplicação do dinheiro público.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Chapa do PT para 2026 ganha forma com Fábio Trad ao governo

Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Carlos Bolsonaro renuncia cargo de vereador do Rio de Janeiro

Especialistas reforçam segurança das urnas no encerramento do Teste 2025


Assembleia Legislativa de MS (Wagner Guimarães/ALMS)




