Menu
Menu
Busca sábado, 05 de outubro de 2024
Política

Reforma da Previdência chega ao Congresso em fevereiro

Planalto pretende aproveitar proposta de Temer, diz secretário

19 janeiro 2019 - 08h38Da redação com Agência Brasil

A proposta de reforma da Previdência será encaminhada ao Congresso Nacional na segunda semana de fevereiro, informou na sexta-feira (18) o secretário de Previdência do Ministério da Economia, Rogério Marinho. Segundo o secretário, o governo bateu o martelo sobre a estratégia para apresentar o texto.

O Palácio do Planalto pretende aproveitar o texto apresentado pelo governo do ex-presidente Michel Temer e apensar a proposta que será encaminhada ao Congresso Nacional, segundo a Agência Brasil. Com isso, o texto poderia ir diretamente à apreciação do plenário da Câmara dos Deputados, aproveitando que o projeto encaminhado por Temer já passou pela etapa das comissões.

“Já foi decidido que vamos utilizar o arcabouço da 287 [Proposta de Emenda Constitucional – PEC 207/16], e a ideia é apresentarmos o projeto no plenário da Câmara a partir da segunda semana depois da votação da mesa diretora”, disse Marinho, em entrevista coletiva na qual apresentou  o texto da chamada Medida Provisória contra Fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

De acordo com o secretário, a estratégia será refinada com a participação do presidente Jair Bolsonaro, dos ministros Paulo Guedes, da Economia, e Onyx Lorenzoni, da Casa Civil. A diferença é que o texto de Temer não prevê a criação de um regime previdenciário em que cada trabalhador faça a própria poupança (capitalização), como o governo deverá apresentar em fevereiro, o que pode gerar questionamentos por parte da oposição.

“A nossa perspectiva foi traçada e, nesse momento, o grupo está trabalhando com cenários, fazendo cálculos atuariais, consultando outras pessoas e, ao mesmo tempo, levando para o presidente Bolsonaro para que ele avalie para onde a gente vai”, afirmou. “Bolsonaro está recebendo as linhas gerais, ele está dando as linhas gerais do projeto, que está sendo submetido a ele”, acrescentou.

A reforma da Previdência deverá ser um dos temas que Bolsonaro abordará no Fórum Econômico Mundial, que ocorrerá em Davos, Suíça, entre os dias 22 e 25 deste mês. Marinho não deu detalhes sobre o texto que será apresentado, mas disse que o governo trabalha para que seja uma “reforma justa”.

A expectativa é que Bolsonaro assista a uma apresentação sobre o material da reforma no fim desta semana. Marinho disse que Bolsonaro só bateria o martelo quando voltasse da Suíça. Questões como idade mínima para aposentadoria de homens e mulheres e período de transição, além da situação dos militares ainda estão em fase de estudo e não foram divulgadas à imprensa.

“[O texto] está tomando forma, estamos bem adiantados, o presidente tem se reunido com a equipe e tem traçado os rumos que ele acha possíveis para que consiga ser aprovada no Congresso e, ao mesmo tempo, que deem uma segurança fiscal para o governo e que seja uma reforma justa, uma reforma solidária, que trate os desiguais de maneira desigual”, disse Marinho.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto:
Política
TRE-MS nega novo recurso de Tiago Vargas e mantém indeferimento de candidatura
Após atentado, prefeita de Jardim e Paulo Corrêa aparecem com colete à prova de balas
Política
Após atentado, prefeita de Jardim e Paulo Corrêa aparecem com colete à prova de balas
Marquinhos Trad e Adriane Lopes
Política
JD1TV: Em vídeo, Marquinhos diz que Adriane tinha "autonomia"
Foto: Ingrid Rocha/Primeira Página
Política
Candidatos apontam "injustiça" em distribuição de recursos do PRD na Capital
TRE-MS
Política
TRE-MS realiza sorteio neste sábado das urnas que serão auditadas
E-título será suspenso para download no dia da votação
Política
Eleitor precisa baixar e-Título até este sábado
Rose Modesto (União Brasil)
Política
Rose diz que o povo é a "máquina mais forte" que tem ao seu lado
Prefeita Adriane Lopes (PP)
Política
Adriane destaca ações realizadas e diz que entende "os problemas reais da cidade"
Pesquisador afirma que terceiro colocado perderá "por menos de 10 mil votos"
Política
Pesquisador afirma que terceiro colocado perderá "por menos de 10 mil votos"
Reprodução/Redes Sociais
Interior
Operação do GAECO investiga compra de votos em Sidrolândia

Mais Lidas

Um dos alvos da PF
Política
Polícia Federal estoura "arapuca" de Fake News contra Beto
'Belo adormecido' tira soneca em fiação de poste no Coophavila II
Polícia
'Belo adormecido' tira soneca em fiação de poste no Coophavila II
Prefeitura Municipal de Campo Grande
Geral
Decreto transfere Dia do Servidor Municipal para 10 de outubro
Foto:
Polícia
JD1TV - Tiago Vargas 'desaba' em sessão após decisão judicial desfavorável