Realizado no auditório da Casa da Indústria, em Campo Grande, o Meeting Internacional de Educação, promovido nesta quarta-feira (25) pelo Sesi, reuniu autoridades, educadores e representantes do setor industrial para debater estratégias que alinhem o desenvolvimento educacional ao crescimento econômico de MS.
O Meeting Internacional de Educação tem como objetivo estimular parcerias e inovações que ampliem a qualificação profissional em Mato Grosso do Sul. O governador do Estado, Eduardo Riedel, ressaltou que o papel do Estado é “entregar não para o mercado, mas com o mercado”, além disso, falou sobre a importância de formar jovens preparados para os desafios do mercado, com apoio do setor produtivo e da educação pública e privada.
Ele ainda reforçou a necessidade de uma atuação em rede, com participação das universidades, escolas públicas e privadas, e instituições como o Sesi e o Instituto Federal. “Estamos produzindo conhecimento e informação para que essas pessoas estejam inseridas na sociedade da melhor forma possível, respeitando seu desejo, vocações e experiências”, afirmou.
O chefe do Executivo estadual ainda mencionou os investimentos robustos na educação profissional. Em 2024, foram aplicados R$ 47 milhões na área, beneficiando 16 mil estudantes. Para 2025, o aporte mais que dobrará, chegando a R$ 100 milhões, com previsão de alcançar 41 mil alunos.
A abertura do evento também contou com palestra do secretário estadual de Educação, Hélio Daher, que defendeu a importância dos itinerários formativos profissionais como instrumento para preparar os jovens para um mundo em transformação. Ele pontuou que a “escola do futuro” deve formar “com o mercado, e não apenas para o mercado”.
O presidente da Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, responsável pelo Comitê Empresa-Escola, reforçou a importância do diálogo entre indústria e instituições de ensino. “Nós, do Sesi, precisamos melhorar os resultados da educação e entregar os produtos certos para os empresários contribuintes”, declarou.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Chapa do PT para 2026 ganha forma com Fábio Trad ao governo

Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Carlos Bolsonaro renuncia cargo de vereador do Rio de Janeiro

Especialistas reforçam segurança das urnas no encerramento do Teste 2025







