O governador Eduardo Riedel participou nesta quarta-feira (25), de maneira remota, da reunião plenária da Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul (Zicosul), onde foi realizada a votação e transferência temporária da presidência ao representante do estado do Paraná, o governador Carlos Roberto Massa Júnior.
Formada pelos Estados brasileiros de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e os países Bolívia, Paraguai, Argentina, Uruguai, Chile e Peru, Riedel destacou que a Zicosul garante uma cooperação essencial para os participantes.
“A integração e cooperação com países vizinhos e potenciais compradores de nossos produtos e serviços possibilita o acesso a novas estâncias governamentais fortalecendo a cooperação internacional e em consequência, o comércio exterior no Estado”, afirmou o governador.
Por meio da Zicosul, foi possível o acesso e a definição de corredores de transporte que consolidam o Corredor Bioceânico, além do estabelecimento de parcerias em áreas como infraestrutura, meio ambiente, saúde, comércio exterior, tecnologias e integração cultural.
Além da posse do novo presidente temporário, foi feita a proposta de trabalho apresentada pelo governador do Paraná, que define e eixos inicial de trabalho com a criação de programa de intercâmbio de estudantes, além de sistema de ciência, tecnologia e inovação e corredores bioceânicos multimodais.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Simone Tebet descarta disputa pelo governo de SP e cita Haddad e Alckmin

Congresso Nacional retoma trabalhos em fevereiro com 73 vetos de Lula na pauta

Adriane Lopes corta 220 vagas do Instituto Mirim e reduz inclusão de adolescentes

Lula fará cirurgia de catarata no olho esquerdo na sexta-feira

Justiça declara nulo ato que efetivou Marquinhos Trad na ALEMS sem concurso público

Tarcísio chega em comboio à Papuda para visitar Bolsonaro

TRE-MS retoma julgamentos com foco em irregularidades eleitorais

Com ano eleitoral, Senado inicia 2026 com novo equilíbrio entre bancadas

Veto que pode suspender aumento da taxa do lixo vai a votação em 3 de fevereiro

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (Foto; Saul Schramm)



