Menu
Menu
Busca sábado, 31 de janeiro de 2026
Política

Sai Simone, entra Harfouche na disputa pelo governo

O JD1 Notícias vai registrar a primeira pesquisa com o novo quadro sucessório amanhã

12 agosto 2018 - 20h20Da redação

Simone Tebet desistiu de concorrer a vaga no governo de Mato Grosso do Sul, pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

O JD1 Notícias acompanhou toda a hesitação de Simone, desde quando ela aceitou o desafio proposto pelo ex-governador André Puccinelli.

Na semana em que foi lançada como candidata na convenção do MDB, o clima de incerteza pairava sobre os dirigentes do partido. O JD1 chegou a noticiar, em primeira mão, sua possível desistência, mas Simone voltou atrás e foi sacramentada como candidata.

Simone se reuniu com dirigentes do partido na casa de um parlamentar, ao final tarde deste domingo (12), em Campo Grande. Após uma tarde de tratativas, a decisão final é de que a senadora não será mais candidata pelo MDB.

Apenas alguns dias do término do prazo para o registro da candidatura quem deve assumir a vaga deixada por Simone é seu vice, Sérgio Harfouche, que já teria mandado dois dirigentes de seu partido, prepararem seu lançamento na segunda-feira (13) face a urgência que a situação requer.

A pesquisa JD1 Notícias, que  deve ser registrada amanhã, será a primeira a medir o novo quadro sucessório.

Leia a nota que oficializou a desistência:

"Senhor Presidente,

Membros do Diretório do MDB/MS,

Como é do conhecimento de todos os membros deste Diretório, e de todos os companheiros emedebistas, nosso Partido estava, até duas semanas atrás, com a sua campanha totalmente estruturada em torno do nosso candidato natural ao Governo do Estado, André Puccinelli.

Um quadro de instabilidade atingiu nosso partido aqui em Mato Grosso do Sul, com a (em nosso entendimento) intempestiva intervenção judiciária num processo eleitoral que, até então, vinha se desenvolvendo nos marcos da normalidade.

Não posso – e os emedebistas e o povo sul-mato-grossense não podem – compreender como “normal” a prisão de um candidato a governador às vésperas da eleição, sem prévia condenação. Vimo-nos, então, obrigados a reagir a esse novo quadro de forma imediata, levados pela emoção e ainda chocados com as medidas que lhe foram impostas. 

Foi, principalmente, devido a essa emoção, e respondendo ao apelo que me foi formulado pelo próprio André Puccinelli, que aceitei, em nossa última Convenção, a apresentação do meu nome como candidata ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Foi, como disse, uma decisão pessoal. 

Desde então, outras considerações, apontadas por meus familiares levam-me a rever essa decisão.
Conhecendo meus problemas de ordem pessoal, recebi apelos contundentes da minha família para não ser candidata.

Assim, acatando ao apelo de meus familiares, renuncio, à minha candidatura ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul pelo MDB, mas reafirmo minha confiança na pujança e unidade do nosso partido e dos nossos aliados, para manter a viabilidade do nosso projeto político, que tem se mostrado, ao longo dos anos – e mesmo décadas –, como imprescindível para o desenvolvimento do nosso Estado.

Se a opção for a escolha de um quadro partidário para ocupar a cabeça de chapa, quero lembrar o nome do companheiro Sérgio Harfouche, cuja competência e cujo compromisso com esse projeto não podem ser postos em causa.

Seja qual for a opção a ser adotada por esse Diretório, terá em mim uma militante aguerrida e disciplinada na defesa – volto a repetir – do nosso projeto político, que considero (e não precisaria dizê-lo) o melhor para a nossa gente.

Senadora Simone Tebet"

 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ministra Simone Tebet
Política
Simone Tebet descarta disputa pelo governo de SP e cita Haddad e Alckmin
Senado Federal - Foto: Andressa Anholete
Política
Congresso Nacional retoma trabalhos em fevereiro com 73 vetos de Lula na pauta
Instituto Mirim de Campo Grande - Foto: Reprodução / PREFCG
Cidade
Adriane Lopes corta 220 vagas do Instituto Mirim e reduz inclusão de adolescentes
Lula passará por cirurgia
Política
Lula fará cirurgia de catarata no olho esquerdo na sexta-feira
Marcos Marcello Trad -
Justiça
Justiça declara nulo ato que efetivou Marquinhos Trad na ALEMS sem concurso público
Chegada do governador Tarcísio de Freitas
Política
Tarcísio chega em comboio à Papuda para visitar Bolsonaro
Foto: TRE-MS
Política
TRE-MS retoma julgamentos com foco em irregularidades eleitorais
Com 15 cadeiras, maior bancada no início de 2026 será do PL
Política
Com ano eleitoral, Senado inicia 2026 com novo equilíbrio entre bancadas
A decisão de pautar a votação foi tomada na manhã desta segunda-feira
Política
Veto que pode suspender aumento da taxa do lixo vai a votação em 3 de fevereiro
Caminhada encerrou ato pró-anistia em Brasília
Política
Ana Portela vê manifestação em Brasília como marco político para 2026

Mais Lidas

Lucas estava desaparecido desde o dia 24
Polícia
Jovem desaparecido no Nova Lima é encontrado morto em área de mata
Confronto aconteceu no bairro Jardim Cerejeiras
Polícia
AGORA: Dois suspeitos de roubos morrem em confronto com o Choque em Campo Grande
Polícia Militar atendeu a ocorrência
Polícia
AGORA: Homem é morto com tiro na cabeça no Jardim Centro Oeste
Alyson morreu após receber golpes de faca
Polícia
Suspeito de assassinar Alyson é preso cometendo furto com irmão em Campo Grande