A agenda dos deputados estaduais de Mato Grosso do Sul na próxima semana tem destaque para a abertura da sexta edição do Parlamento Jovem, um programa promovido pela Escola do Legislativo Ramez Tebet, e vai elege alunos do ensino fundamental e médio para um mandato de dois anos. No programa, eles atuam como deputados estudantes e promovem sessões ordinárias, com apresentação de projetos, que podem ser apadrinhados pelos deputados e, se aprovados, poderão se tornar novas leis.
Nesta edição, segundo dados da Escola do Legislativo, foram 48 estudantes eleitos, sendo 24 titulares e 24 suplentes, de oito colégios públicos municipais, 13 estaduais, um particular e do Colégio Militar.
Na segunda-feira (19) inicia a semana de capacitação dos eleitos. Eles serão recepcionados pelos deputados membros da Mesa Diretora, presidente Junior Mochi (PMDB), 1º secretário Zé Teixeira (DEM) e 2º secretário Amarildo Cruz (PT). Em seguida assistirão palestra sobre cidadania e ética e conhecerão as equipes do Legislativo, Executivo e Judiciário com quem trabalharão durante todo o mandato.
Programação
Na terça-feira (20), os deputados estudantes continuam o treinamento com palestra sobre a função do Poder Legislativo. Na quarta-feira (21), eles aprenderão sobre o exercício parlamentar, o regulamento do Parlamento Jovem e sobre os canais de comunicação da Assembleia Legislativa.
Na quinta-feira (22), a capacitação continua sobre como atuam as comissões permanentes da Casa de Leis e como foram os mandatos de ex-deputados estudantes. O treinamento termina na sexta-feira (23) com orientações sobre etiqueta e regras do Legislativo e como será a cerimônia de diplomação, posse e eleição da Mesa Diretora do Parlamento Jovem, marcado para o dia 5 de março.
Além das atividades da Escola do Legislativo, o Parlamento Estadual também tem agendado as sessões ordinárias aos deputados estaduais na terça, quarta e quinta-feira, às 9h, no Plenário Júlio Maia.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira


Nesta edição, segundo dados da Escola do Legislativo, foram 48 estudantes eleitos (Divulgação)



