O Senado do Uruguai aprovou a lei que autoriza o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Porém, o projeto ainda precisa ser submetido à votação na Câmara dos Deputados. A proposta obteve ontem (02) 23 votos favoráveis de um total de 31 senadores presentes. A votação foi antecedida de sete horas de discussões. A expectativa é que a Câmara aprove a matéria nas próximas semanas, segundo especialistas.
Em 2012, a proposta havia sido aprovada em primeiro turno. Mas a segunda etapa da votação ocorreu apenas ontem. A proposta foi liderada pela coalizão Frente Ampla, que tem maioria no Senado e na Câmara.
A senadora Constanza Moreira (Frente Ampla), que integra a base aliada do governo, disse que o projeto atende aos anseios da sociedade. O senador Rafael Michelini (Frente Ampla) acrescentou que a proposta tem o sentido de “libertação” e defendeu o direito dos casais homossexuais de adotar crianças.
O senador e ex-presidente da República Luis Alberto Lacalle (Partido Nacional) criticou a sugestão de autorizar a adoção de crianças por casais do mesmo sexo. Segundo ele, a iniciativa "não é conveniente". Lacalle também foi contra a aprovação da proposta de casamento entre pessoas do mesmo sexo, pois considera uma união vazia. O senador Carlos Moreira (Partido Branco), também contrário à proposta, disse que “não considera as uniões homossexuais com o mesmo status” da união de pessoas de sexo oposto.
Via Agência Brasil
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Pesquisa aponta favoritos na corrida pelo Senado; veja levantamento

Pesquisa mostra liderança de Riedel na disputa pelo governo de MS

Nelsinho Trad alerta para crise comercial com os EUA e convoca reunião emergencial no Senado

Câmara realiza reunião para alinhar estratégias sobre Corredor Bioceânico em Campo Grande

Câmara aprova criação de programa que fiscaliza regulação de leitos do SUS

Pedido de cassação de Eduardo Bolsonaro é protocolado no STF

Justiça Eleitoral determina que candidato a vereador em Paranaíba devolva R$ 10 mil

Promotor pede punição de ex-secretário por esquema em contratos com SELETA e OMEP

Homem se exibe disparando arma, é abordado e desacata policiais em Dourados
