O Senado Federal vai dar celeridade à tramitação de projetos que tratam de maus-tratos a animais. A informação foi confirmada pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre, durante sessão plenária realizada na terça-feira (3).
Segundo Alcolumbre, a Secretaria-Geral da Mesa será responsável por avaliar as propostas em tramitação e garantir andamento mais rápido aos projetos relacionados ao tema.
O presidente do Senado também afirmou que pretende solicitar ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, o avanço de matérias que já foram aprovadas no Senado, mas que ainda dependem de análise dos deputados federais.
— Vamos entender esses projetos e lhes dar o andamento devido — declarou Davi Alcolumbre durante a sessão.
O anúncio ocorreu após manifestações de diversos senadores a respeito do caso do cão Orelha, um cachorro comunitário que foi torturado em Santa Catarina. O animal precisou ser sacrificado no dia 5 de janeiro, e o caso ganhou grande repercussão nas redes sociais no final do mês. A Polícia Civil do estado investiga a participação de adolescentes no episódio.
Entre os projetos citados está o PL 172/2026, que propõe a criação de um cadastro nacional de pessoas responsabilizadas por maus-tratos contra animais. A proposta institui uma espécie de “nada consta” para esse tipo de crime, tornando obrigatória a consulta prévia por quem transferir a guarda, a posse ou a propriedade de animais vivos.
Outro projeto em análise é o PL 4.363/2025, que prevê o aumento das penas para crimes de maus-tratos contra animais.
Também foi mencionado o PL 2.950/2019, que cria a Política de Acolhimento e Manejo de Animais Resgatados (Amar). A proposta já foi aprovada pelo Senado em fevereiro de 2020, mas, após sofrer modificações na Câmara, retornou para nova análise dos senadores.
Além disso, tramita no Congresso o PL 6.205/2019, que institui o Dia Nacional da Castração de Animais, com o objetivo de incentivar a redução da superpopulação de cães e gatos. Outro projeto citado é o PL 5/2022, que proíbe a fabricação e o uso de fogos de artifício de estampido ou de qualquer artefato pirotécnico que produza ruídos semelhantes.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Senado cria grupo de trabalho para acompanhar acordo entre Mercosul e União Europeia

Verruck confirma saída de secretaria em março e vê risco em indefinição do PSD nacional

Governo deve enviar projeto para acabar com escala 6x1, diz líder

Guilherme Boulos vem a Campo Grande na próxima quinta-feira

Homem é preso por violência doméstica e ameaça bebê de 6 meses em Campo Grande

Votação sobre alta da taxa do lixo é adiada e audiência pública é marcada na Capital

Riedel diz que ano eleitoral traz desafios, mas garante foco em projetos para MS

Derrubada de veto sobre aumento do IPTU pode parar na Justiça, diz Papy

Câmara de Deodápolis responde promotor e nega irregularidades em pagamentos de diárias

Foto: Saulo Cruz/Agência Senado 



