A tarifa de ônibus pode diminuir com a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), em Mato Grosso do Sul. A informação foi divulgada nesta terça-feira (5), quando o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), entregou na Assembleia Legislativa o projeto que reduz o imposto de 17% para 12%.
A redução impõe também que o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e Lojas de Conveniência de Mato Grosso do Sul (Sinpetro), repasse o desconto ao consumidor. A diminuição da cobrança do imposto pode impactar no preço de diversos produtos que chegam ao mercado por meio de caminhões e até mesmo na tarifa de ônibus.
“Tenho a certeza de que uma vez que o desconto dado pelo governo federal e do ICMS, que é estadual, chegar realmente à bomba, ao consumidor, nós vamos ter um resultado extremamente produtivo para a economia sul-mato-grossense”, afirmou o governador.
Essa será a segunda vez que o Executivo reduz a alíquota. A primeira ocorreu em 2015 e teve duração de seis meses. Agora, a lei não tem prazo de validade. Por determinação do governador, a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-MS), irá fiscalizar os postos de combustíveis para evitar abusos.
Em um acordo de líderes, a Assembleia Legislativa decidiu acelerar a votação do projeto, inclusive, com a realização de uma sessão extraordinária que ocorreu hoje para aprovação da proposta. “Dispensamos todos os prazos regimentais porque entendemos que essa é uma necessidade e um anseio da população”, disse o presidente da Casa de Leis, deputado Junior Mochi (MDB).
A previsão é que a lei que reduz o imposto do diesel seja publicada na edição desta quarta-feira (6), do Diário Oficial do Estado (DOE).
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Lula fará cirurgia de catarata no olho esquerdo na sexta-feira

Justiça declara nulo ato que efetivou Marquinhos Trad na ALEMS sem concurso público

Tarcísio chega em comboio à Papuda para visitar Bolsonaro

TRE-MS retoma julgamentos com foco em irregularidades eleitorais

Com ano eleitoral, Senado inicia 2026 com novo equilíbrio entre bancadas

Veto que pode suspender aumento da taxa do lixo vai a votação em 3 de fevereiro

Ana Portela vê manifestação em Brasília como marco político para 2026

Planalto reforça segurança antes da chegada de Nikolas Ferreira em Brasília

No Dia do Aposentado, Beto Pereira reforça debate sobre fraudes no INSS

A informação da redução do ICMS do diesel será publicada amanhã no DOE (Chico Ribeiro/Assessoria)



