A tarifa de ônibus pode diminuir com a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), em Mato Grosso do Sul. A informação foi divulgada nesta terça-feira (5), quando o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), entregou na Assembleia Legislativa o projeto que reduz o imposto de 17% para 12%.
A redução impõe também que o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e Lojas de Conveniência de Mato Grosso do Sul (Sinpetro), repasse o desconto ao consumidor. A diminuição da cobrança do imposto pode impactar no preço de diversos produtos que chegam ao mercado por meio de caminhões e até mesmo na tarifa de ônibus.
“Tenho a certeza de que uma vez que o desconto dado pelo governo federal e do ICMS, que é estadual, chegar realmente à bomba, ao consumidor, nós vamos ter um resultado extremamente produtivo para a economia sul-mato-grossense”, afirmou o governador.
Essa será a segunda vez que o Executivo reduz a alíquota. A primeira ocorreu em 2015 e teve duração de seis meses. Agora, a lei não tem prazo de validade. Por determinação do governador, a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-MS), irá fiscalizar os postos de combustíveis para evitar abusos.
Em um acordo de líderes, a Assembleia Legislativa decidiu acelerar a votação do projeto, inclusive, com a realização de uma sessão extraordinária que ocorreu hoje para aprovação da proposta. “Dispensamos todos os prazos regimentais porque entendemos que essa é uma necessidade e um anseio da população”, disse o presidente da Casa de Leis, deputado Junior Mochi (MDB).
A previsão é que a lei que reduz o imposto do diesel seja publicada na edição desta quarta-feira (6), do Diário Oficial do Estado (DOE).
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira


A informação da redução do ICMS do diesel será publicada amanhã no DOE (Chico Ribeiro/Assessoria)



