Menu
Menu
Busca terça, 22 de julho de 2025
Política

Torres afirma que não sabe quem entregou minuta do golpe

Versão do ex-ministro foi contestada pela relatora da CPMI, senadora Eliziane Gama

08 agosto 2023 - 18h26Pedro Molina

Foi ouvido pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre os ataques do 8 de janeiro, nesta terça-feira (8), o ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do Distrito Federal Anderson Torres.

Um dos principais temas abordados pelos parlamentares foi a minuta do golpe, documento que Torres afirma não saber a origem.

“Em razão da sobrecarga de trabalho, eu normalmente levava a pasta de documentos para casa. Os documentos importantes eram despachados e retornavam ao ministério, sendo os demais descartados. Um desses documentos deixados para descarte foi o texto chamado de minuta do golpe”, explicou.

O ex-ministro afirmou que o documento não acabou indo ao lixo por descuido. 

A versão, no entanto, foi questionada pela relatora da CPMI, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), que citou documento do Ministério Público Federal, que diz que a minuta estava “muito bem guardada em uma pasta do governo federal, junto com outros itens de especial singularidade, como fotos de família e imagem religiosa”.

Segundo Eliziane, a CPMI tem fotos que mostram que o documento estava bem posicionado em um armário. “Não é crível, por exemplo, que seja um documento para descarte”, acrescentou.  

Torres se defendeu, afirmando que, provavelmente, alguém arrumou o quarto e mudou a minuta do golpe de lugar.

“Ele [documento] não estava guardado em um lugar privilegiado na minha casa, ele saiu da minha área de atuação ali no quarto e, por isso, ele não tinha sido descartado”, rebateu.

O deputado federal Rafael Brito (MDB-AL) também questionou o ex-ministro, e afirmou que a versão apresentada contradiz a perícia da Polícia Federal, que encontrou somente três impressões digitais no documento, a de Torres, a do advogado dele e a do delegado que fez a apreensão da minuta.  

Questionado por Soraya Thronicke (Podemos-MS) sobre o porquê só haverem três digitais, dada a versão apresentada, Torres afirmou que voltou a defender o que havia dito. “Pelo que eu li, eu não tenho esse laudo, mas pelo que eu li, tem uma série de fragmentos [de digitais] ainda não identificados”.
 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Deputado federal, Beto Pereira
Política
Beto Pereira defende que culpados pelo rombo do INSS devolvam valores
Bolsonaro dá entrevista após colocar tornozeleira
Política
Perícia conclui que pen drive encontrado em casa de Bolsonaro é irrelevante para investigação
Setor de pescados brasileiro pede linha de crédito emergencial para enfrentar tarifaço
Política
Setor de pescados brasileiro pede linha de crédito emergencial para enfrentar tarifaço
Eduardo Bolsonaro
Política
Eduardo Bolsonaro descarta renúncia
Essa foi a primeira movimentação de Moraes após sanção dos EUA
Política
Eduardo aumenta ilícitos após tornozeleira em Bolsonaro, diz Moraes
Lula fez pronunciamento e falou sobre vários assuntos
Política
Lula condena sanções dos EUA a Moraes e aliados do STF
Capital recebe dois tratores do Governo Federal
Política
Capital recebe dois tratores do Governo Federal
Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal
Política
EUA revogam visto de Moraes e "aliados na Corte"
STF forma maioria para manter tornozeleira de Bolsonaro
Justiça
STF forma maioria para manter tornozeleira de Bolsonaro
Cármen Lúcia
Justiça
Senadores protocolam pedido de impeachment contra Cármen Lúcia

Mais Lidas

Leonardo foi morto a facadas
Polícia
Marido mata ex-amante da esposa a facadas em Campo Grande
O caso aconteceu na tarde desta segunda-feira
Polícia
JD1TV: Video mostra pistoleiro atirando contra traficante e usuário de drogas na Nhanhá
Macabro: Criança vê sangue escorrendo pela parede e encontra casal morto em apartamento
Polícia
Macabro: Criança vê sangue escorrendo pela parede e encontra casal morto em apartamento
Polícia Civil vai investigar o caso
Polícia
Pai de santo é denunciado por suspeita de assédio em Campo Grande