Nesta segunda-feira (20), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), desembargador Paschoal Carmello Leandro, 'barrou' o andamento de um recurso especial que contestava a absolvição da deputada federal Camila Jara (PT) de acusações de abuso de poder econômico nas eleições de 2022. O recurso foi apresentado por Walter Benedito Carneiro Junior.
O julgamento que absolveu Jara ocorreu em 10 de abril de 2024, após adiamentos. O Ministério Público Eleitoral defendeu a improcedência da ação, o que pode dificultar um possível sucesso do recurso de Carneiro Junior.
A peça recursal distribuída por Carneiro Junior pedia a cassação do registro e a inelegibilidade de Camila Jara por 8 anos, o que poderia ocorrer em última instância. Ele argumentou que Jara interferiu nas eleições ao fazer uso indevido dos meios de comunicação e abusar de seu poder econômico, citando a veiculação de 36 novos anúncios simultâneos nas redes sociais Facebook e Instagram. Enquanto os demais candidatos, em atenção ao estabelecido pela legislação eleitoral, já haviam cessado suas propagandas eleitorais pagas na internet.
O desembargador Leandro indeferiu o recurso, destacando que não houve materialização da gravidade necessária para configurar o ilícito. Ele observou que a propaganda veiculada por Jara foi propositiva e não estava sujeita a proibições legais.
Contra essa decisão que ‘travou’ o recurso, Walter Benedito Carneiro Junior pode apresentar um agravo, e o caso pode chegar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), comandado pelo presidente Alexandre de Moraes.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

VÍDEO - 'Você vai morrer': Deputada do PT recebe ameaças de morte em Dourados

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência


Deputada Federal (Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados)



