Menu
Menu
Busca segunda, 23 de junho de 2025
Política

TSE julga ações de Soraya contra Bolsonaro por suposto abuso de poder político

Ex-presidente é acusado de usar comemorações do bicentenário (7 de setembro) para promover sua reeleição em 2022

24 outubro 2023 - 10h38Vinícius Santos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) colocou em pauta três ações movidas pela senadora por Mato Grosso do Sul, Soraya Thronicke (Podemos), contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. As ações alegam que Bolsonaro teria utilizado as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, que ocorreram em 7 de setembro de 2022, para promover sua candidatura à reeleição nas eleições. 

A sessão de julgamento deve começar às 19h desta terça-feira (24) e será transmitida ao vivo pelo canal oficial do TSE no Youtube. Além dessa sessão, estão previstas mais duas para julgar os processos: Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes) 0600972-43 e 0600986-27, e a Representação 0600984-57. O ministro Alexandre de Moraes é o responsável pela presidência da sessão.

Na Aije 0600972-43, movida pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), a acusação é de abuso de poder político e econômico por parte de Jair Bolsonaro e Walter Braga Netto, vice em sua chapa, durante o desfile cívico comemorativo do Bicentenário da Independência. O partido alega que Bolsonaro teria utilizado a estrutura pública do evento, custeada com recursos públicos, para promover sua candidatura, incluindo a veiculação pela TV Brasil e convocações de apoiadores para votarem nele. Caso condenados, a punição também atingirá o general Braga Netto.

A Aije 0600986-27, apresentada por Soraya Thronicke, também alega irregularidades cometidas por Bolsonaro e Braga Netto durante as comemorações de 7 de setembro. A senadora argumenta que Bolsonaro usou bens públicos para promover sua campanha à reeleição, desvirtuando o evento cívico em um ato de campanha. A ação requer que os acusados provem a origem dos recursos que financiaram o evento e pede a declaração de inelegibilidade de ambos.

A Representação Especial 0600984-57, também movida pela senadora, acusa Bolsonaro e Braga Netto de terem praticado conduta vedada no evento comemorativo do Bicentenário da Independência. A representação alega que o evento, financiado com recursos públicos, foi transformado em um comício. Além de requerer a comprovação da origem dos recursos que financiaram o evento, a representação pede a condenação dos acusados ao pagamento de multa, conforme a Lei das Eleições.

JD1 No Celular

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Senador Davi Alcolumbre, presidente da Casa
Política
Projeto para aumentar deputados federais será pautado no Senado
Plenário da Assembleia Legislativa de MS
Política
Lei de metas para o Orçamento de MS em 2026 deve ser votada nesta semana
João Alfredo Danieze -
Interior
TCE emite parecer pela reprovação das contas de 2023 da prefeitura de Ribas do Rio Pardo
Bolsonaro
Política
Bolsonaro é diagnosticado com pneumonia viral após passar mal
Nova lei proíbe músicas com apelo sexual em 'carretas da alegria' em Campo Grande
Política
Nova lei proíbe músicas com apelo sexual em 'carretas da alegria' em Campo Grande
Vereador Papy recebe o deputado federal, Luiz Ovando, em seu gabinete
Política
Frente evangélica pode ser retomada na Câmara Municipal de Campo Grande
Projeto teve parecer favorável dos deputados da Comissão
Política
LDO que estima R$ 27 milhões para MS em 2026 é aprovado pela CCJR e vai à plenário
Agência do INSS
Política
Congresso instala CPMI para investigar fraudes bilionárias em benefícios do INSS
O Fórum funcionará como um espaço permanente de diálogo entre a União e os entes locais
Política
Fórum de Gestores Federais é instalado em MS com coordenação de Tiago Botelho
Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul -
Interior
MP recomenda fim da gastança com cargos comissionados na Câmara de Ponta Porã

Mais Lidas

Depac Dourados
Polícia
Mãe sobe no telhado de casa para não ser morta pelo filho de 13 anos em Dourados
Nova lei proíbe músicas com apelo sexual em 'carretas da alegria' em Campo Grande
Política
Nova lei proíbe músicas com apelo sexual em 'carretas da alegria' em Campo Grande
Hospital Regional de Coxim
Interior
Homem é esfaqueado por cantor sertanejo após dar carona em Coxim
Frango assado e banana: Personal trainer é preso ao ser flagrado furtando mercado
Polícia
Frango assado e banana: Personal trainer é preso ao ser flagrado furtando mercado