O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inaugurou, na terça-feira (12), Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (Ciedde), que tem como objetivo garantir a liberdade de escolha do eleitor e combater a desinformação e fake news durante as eleições deste ano.
Visando fortalecer a democracia brasileira e proteger o processo eleitoral de conteúdos nocivos, o centro funcionará na sede do TSE e reunirá integrantes da Justiça Eleitoral, de órgãos públicos e das redes sociais.
O Ciedde ficará responsável por garantir o cumprimento das regras estabelecidas pelo TSE para a propaganda eleitoral, combater fake news e auxiliar os tribunais regionais eleitorais na aplicação dessas normas, que neste ano incluem diretrizes para o uso de inteligência artificial (IA) nas eleições.
O Centro funcionará em rede com os 27 tribunais regionais eleitorais e terá como coordenador o presidente do TSE, Alexandre de Moraes.
Participarão do Centro a Procuradoria-Geral da República, Ministério da Justiça e Segurança Pública, Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as empresas Meta - que é responsável por controlar as plataformas Facebook, Instagram e WhatsApp -, Google, TikTok e X, antigo Twitter.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Carlos Bolsonaro renuncia cargo de vereador do Rio de Janeiro

Especialistas reforçam segurança das urnas no encerramento do Teste 2025

Ex-vereador volta a responder ação sobre esquema que resultou na cassação de Bernal

TSE mantém "Tio Trutis" e esposa condenados por desvio de R$ 776 mil do fundo de campanha

MS ajusta calendário e adota nova data de posse do governador







