O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inaugurou, na terça-feira (12), Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (Ciedde), que tem como objetivo garantir a liberdade de escolha do eleitor e combater a desinformação e fake news durante as eleições deste ano.
Visando fortalecer a democracia brasileira e proteger o processo eleitoral de conteúdos nocivos, o centro funcionará na sede do TSE e reunirá integrantes da Justiça Eleitoral, de órgãos públicos e das redes sociais.
O Ciedde ficará responsável por garantir o cumprimento das regras estabelecidas pelo TSE para a propaganda eleitoral, combater fake news e auxiliar os tribunais regionais eleitorais na aplicação dessas normas, que neste ano incluem diretrizes para o uso de inteligência artificial (IA) nas eleições.
O Centro funcionará em rede com os 27 tribunais regionais eleitorais e terá como coordenador o presidente do TSE, Alexandre de Moraes.
Participarão do Centro a Procuradoria-Geral da República, Ministério da Justiça e Segurança Pública, Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as empresas Meta - que é responsável por controlar as plataformas Facebook, Instagram e WhatsApp -, Google, TikTok e X, antigo Twitter.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

VÍDEO - 'Você vai morrer': Deputada do PT recebe ameaças de morte em Dourados

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência







