Os vereadores de Campo Grande votam, nesta quinta-feira (13), o Projeto de Lei nº 11.935/25, que institui o Dia Municipal da Conscientização sobre a Bronquiolite Obliterante – Pulmão de Pipoca, no calendário oficial do município. A proposta, de autoria do vereador Maicon Nogueira, tem como objetivo alertar a população sobre essa doença pulmonar grave e irreversível, relacionada à exposição a substâncias químicas tóxicas, como a diacetila, e também ao uso de cigarros eletrônicos.
Conhecida popularmente como “pulmão de pipoca”, a bronquiolite obliterante é uma condição inflamatória rara que afeta os bronquíolos, pequenas vias aéreas dos pulmões, causando cicatrização e obstrução progressiva, o que dificulta a respiração e compromete a capacidade pulmonar. Os principais sintomas incluem tosse seca persistente, falta de ar, chiado no peito e fadiga, podendo evoluir para insuficiência respiratória crônica. Não há cura definitiva, e o tratamento busca apenas controlar os sintomas e retardar a progressão da doença.
Além desse projeto, também será apreciado o Projeto de Lei nº 12.088/25, de autoria do vereador Otávio Trad, que institui no calendário oficial o evento “Encontro Nacional de Violeiros e Violeiras de Mato Grosso do Sul”, a ser realizado anualmente no mês de dezembro.
Na mesma sessão, os parlamentares votam ainda o Projeto de Lei nº 11.922/25, que denomina “Praça Leonildo José Oliveira de Souza” uma área pública localizada no Bairro Center Park. A proposta, assinada pelos vereadores Marquinhos Trad e Papy, homenageia o morador que viveu por quase três décadas na região e contribuiu ativamente para melhorias na comunidade.
A sessão ordinária tem início às 9 horas, podendo ser acompanhada presencialmente ou ao vivo pela TV Câmara (canal 7.3) e pelo YouTube da Casa de Leis
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira

Câmara aprova isenção de IPVA para veículos com mais de 20 anos

CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel


Sessão plenária da Câmara Municipal de CG (Izaias Medeiros/ CMCG)



