O deputado federal de Mato Grosso do Sul, Fábio Trad (PSD-MS) afirmou, por meio de um vídeo que divulgou nas redes socais, que vai votar a favor da intervenção federal no Rio de Janeiro. A votação do projeto está programada para ocorrer nesta segunda-feira (19), na Câmara dos Deputados. A sessão no plenário está convocada para 19h.
Na filmagem, Trad revela as razões técnicas que o levaram a ser a favor do decreto. “Vou votar a favor da segurança pública do Rio de Janeiro. O próprio governo do Rio reconheceu a sua incompetência de enfrentar a criminalidade, outra, o número de mortes de policiais mostra que a criminalidade naquele Estado elegeu o RJ como inimigo a ser abatido. A lógica de guerra que mobiliza ideologicamente as forças armadas tem pertinência nesse sentido. Claro, respeitando o direito e a garantia individual de todos”, disse.
No vídeo, o parlamentar federal destaca que a criminalidade no Rio, de certa forma, despreza e ignora o poder de eficácia na repressão da polícia, pois segundo Trad, os conflitos no Estado ocorrem entre as próprias facções criminosas.
“Quando as facções não estão em conflitos entram contra elas as milícias que são uma espécie de polícia justiceira criminosa que atua paralelamente ao Estado”, relatou.
O decreto
O decreto da intervenção foi assinado na última sexta-feira (16) pelo presidente Michel Temer, e já está em vigor. Contudo, para continuar valendo, precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional.
Se aprovado, a área de segurança do Rio de Janeiro, incluindo as polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros e o sistema carcerário, deixa de ser responsabilidade do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) e passa a ser do governo federal.
Para o decreto ser aprovado são necessários, no mínimo 257 votos a favor, dos 513 parlamentares federais da Câmara dos Deputados.
Assista ao vídeo:
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Com ano eleitoral, Senado inicia 2026 com novo equilíbrio entre bancadas

Veto que pode suspender aumento da taxa do lixo vai a votação em 3 de fevereiro

Ana Portela vê manifestação em Brasília como marco político para 2026

Planalto reforça segurança antes da chegada de Nikolas Ferreira em Brasília

No Dia do Aposentado, Beto Pereira reforça debate sobre fraudes no INSS

Moraes determina retirada de bolsonaristas acampados na Papudinha e cita atos de 8 de janeiro

Vídeo: Trompetista ironiza caminhada de Nikolas Ferreira e vídeo viraliza nas redes

Vídeo: Prefeito de Ivinhema 'arrega' e rasga pedido de aumento do próprio salário para R$ 35 mil

Pré-candidato à presidência, Zema diz que foco é unir a direita no segundo turno


Reprodução/Facebook (O parlamentar explicou o motivo da decisão)

