O deputado federal de Mato Grosso do Sul, Fábio Trad (PSD-MS) afirmou, por meio de um vídeo que divulgou nas redes socais, que vai votar a favor da intervenção federal no Rio de Janeiro. A votação do projeto está programada para ocorrer nesta segunda-feira (19), na Câmara dos Deputados. A sessão no plenário está convocada para 19h.
Na filmagem, Trad revela as razões técnicas que o levaram a ser a favor do decreto. “Vou votar a favor da segurança pública do Rio de Janeiro. O próprio governo do Rio reconheceu a sua incompetência de enfrentar a criminalidade, outra, o número de mortes de policiais mostra que a criminalidade naquele Estado elegeu o RJ como inimigo a ser abatido. A lógica de guerra que mobiliza ideologicamente as forças armadas tem pertinência nesse sentido. Claro, respeitando o direito e a garantia individual de todos”, disse.
No vídeo, o parlamentar federal destaca que a criminalidade no Rio, de certa forma, despreza e ignora o poder de eficácia na repressão da polícia, pois segundo Trad, os conflitos no Estado ocorrem entre as próprias facções criminosas.
“Quando as facções não estão em conflitos entram contra elas as milícias que são uma espécie de polícia justiceira criminosa que atua paralelamente ao Estado”, relatou.
O decreto
O decreto da intervenção foi assinado na última sexta-feira (16) pelo presidente Michel Temer, e já está em vigor. Contudo, para continuar valendo, precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional.
Se aprovado, a área de segurança do Rio de Janeiro, incluindo as polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros e o sistema carcerário, deixa de ser responsabilidade do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) e passa a ser do governo federal.
Para o decreto ser aprovado são necessários, no mínimo 257 votos a favor, dos 513 parlamentares federais da Câmara dos Deputados.
Assista ao vídeo:
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira


Reprodução/Facebook (O parlamentar explicou o motivo da decisão)



