Foi sancionada nesta segunda-feira (6) a Lei nº 7.499/2025, que institui o Projeto “Voluntários da Saúde” para promover ações educativas, preventivas, triagens básicas de saúde física e mental e o bem-estar psicossocial da população de Campo Grande, com apoio de profissionais e estudantes da área da saúde atuando de forma voluntária.
Segundo o texto, as atividades serão realizadas em escolas, praças, centros comunitários, unidades de saúde e outros espaços públicos, com apoio de lideranças locais. A proposta visa ainda estimular o voluntariado entre estudantes de graduação e pós-graduação e ampliar a divulgação de serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O projeto não implicará em custos diretos ao erário municipal, sendo baseado na colaboração de voluntários e uso de estruturas públicas já existentes. A Prefeitura poderá firmar parcerias com instituições de ensino, entidades de classe, ONGs e empresas privadas que desejarem apoiar as ações por meio de doações de materiais, insumos ou apoio logístico.
A coordenação do projeto ficará a cargo da Secretaria Municipal de Saúde, que deverá elaborar um plano de trabalho anual, com metas, cronograma e mecanismos de avaliação dos resultados. A participação dos voluntários será formalizada por meio de cadastro, com possibilidade de emissão de certificados de atuação.
A nova lei já está em vigor e será regulamentada pelo Executivo.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Construcap vence PPP de R$ 5,6 bilhões para ampliar e modernizar o Hospital Regional de MS

SUS terá teleatendimento em saúde mental para viciados em bets

Anvisa proíbe fabricação e venda de suplementos irregulares

Gestantes já podem se vacinar contra bronquiolite em sete postos da Capital

Vacina contra bronquiolite chega amanhã e ficará disponível para gestantes na Capital

MS receberá mais de 10 mil doses da vacina contra vírus sincicial respiratório

OMS recomenda uso de 'canetas emagrecedoras' no tratamento da obesidade

Prefeitura de Campo Grande pode ser multada por não abrir UPA-VET 24h

Mato Grosso do Sul recebe 39 novos equipamentos para melhorar Rede Hemosul


Foto: Sesau 



