Por meio do ‘Opera MS’ e ‘Examina MS’, a Caravana da Saúde, executou em seis meses os exames que estavam previstos para serem realizados em um ano.
Os exames atingem 56 mil solicitações pelo Examina MS e já foram agendados 46 mil procedimentos diagnósticos. “Tivemos ofertas ainda de exames com agendas bem escassas no Estado como eletroneuromiografia, punções de mama, cintilografias e cateterismo cardíaco, que continuarão a ser executadas até dia 30 de novembro, assim como o projeto ‘Opera MS’, revela o secretário estadual de Saúde Flávio Britto.
Já as solicitações do‘Opera MS’, foram inseridas por todos municípios e direcionadas aos ’34 municípios polos’ que aderiram ao projeto e se tornaram executantes dos procedimentos. No total, foram feitos 12 mil pedidos de cirurgia, restando 3.200 solicitações que serão agendadas até o dia 31 de outubro e que poderão ser executadas até o dia 30 de novembro.
De acordo com o Governo do Estado, a média de execução de cirurgias eletivas que anualmente é de 7.700 foi ultrapassada pelo ‘Opera MS’, que teve 8.800 procedimentos agendados no período de abril a setembro deste ano, superando a média anual em seis meses de execução do projeto. “Considerando que, em razão de dificuldades operacionais, quer seja pela própria reconfiguração dos hospitais na retomada à assistência pós Covid, quer seja pela falta e escassez de insumos, assim como os preços elevados de itens básicos como a dipirona e o soro fisiológico, a efetiva produção do programa firmou-se a partir de abril de 2022”, explica Flávio Britto.
Os agendamentos de cirurgias do ‘Opera MS’ referem-se, em sua maioria, às especialidades de cirurgia geral, otorrinolaringologia e cirurgia ginecológica.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Casa Rosa realiza último mutirão de saúde do ano neste sábado no Tijuca

Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Campanha Dezembro Laranja mobiliza ação gratuita contra o câncer de pele na Capital

Estado amplia imunização com 10 'vacimóveis' que atenderão áreas de difícil acesso

Dia D levará vacinação, exames e atendimentos de graça no Bioparque neste sábado

Última edição do 'Dia E' promete mais de 250 atendimentos no Hospital Universitário

Conselho pede providências de atendimentos suspensos em 29 unidades na Capital

Desabastecimento de medicamentos essenciais coloca saúde da população em risco, alerta CRM








