O secretário municipal de Saúde, José Mauro Pinto de Castro, apresentou nesta terça-feira (27), relatório de investimentos no setor em Campo Grande, referente aos quatro primeiros meses à frente da pasta.
O relatório foi apresentado na Câmara Municipal, a pedido da Comissão Permanente de Saúde. Pelo relatório, os gastos para o primeiro desafio de José Mauro, o controle da epidemia de dengue, chegaram a R$ 27 milhões. Segundo o detalhado, foi preciso alvará judicial para entrar nas casas fechadas, mutirões nos bairros, ações conjuntas em escolas, trabalhos educativos, caminhadas e borrifação de veneno.
Hoje, de acordo com o relatório, o índice de infestação está em 0,6%, o que demonstra que o período de epidemia já foi superado. Mesmo assim, Campo Grande recebe um projeto da Fiocruz para a introdução de mosquitos Aedes aegypti com bactéria wolbachia, que inibe a transmissão da dengue, zika e chikungunya. O trabalho está sendo feito na região das Moreninhas.
Entre as pautas apresentadas, o secretário mencionou ainda projeto aprovado pela Câmara em relação à carga horária dos médicos, com objetivo de garantir mais consultas com especialistas pouco encontrados nas unidades, a exemplo de dermatopediatra ou reumatologistas. Outra iniciativa é o concurso público da Sesau com 663 mil vagas. “É o maior da história da Sesau de Campo Grande. São 285 vagas de médicos, tivemos 680 inscritos que poderão ser chamados a compor o quadro da Sesau. Esperamos profissionais qualificados para complementar as unidades onde não temos equipes fechadas e, assim, fortalecer a saúde”, disse.
Há ainda a expectativa de R$ 38 milhões de habilitações a partir do próximo ano, referente a hospitais e centros de saúde, que não recebem do Ministério da Saúde e são mantidos apenas com verba própria.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Casa Rosa realiza último mutirão de saúde do ano neste sábado no Tijuca

Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Campanha Dezembro Laranja mobiliza ação gratuita contra o câncer de pele na Capital

Estado amplia imunização com 10 'vacimóveis' que atenderão áreas de difícil acesso

Dia D levará vacinação, exames e atendimentos de graça no Bioparque neste sábado

Última edição do 'Dia E' promete mais de 250 atendimentos no Hospital Universitário

Conselho pede providências de atendimentos suspensos em 29 unidades na Capital

Desabastecimento de medicamentos essenciais coloca saúde da população em risco, alerta CRM


José Mauro Filho apresentou relatório aos vereadores nesta terça-feira (Reprodução)



