O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), vinculado à Rede Ebserh, realizou na última sexta-feira (29) a primeira cirurgia bariátrica pelo SUS em Dourados. A expectativa é realizar cerca de 100 cirurgias bariátricas por ano, utilizando a técnica videolaparoscópica, menos invasiva.
Outros procedimentos devem ocorrer já em setembro. O cirurgião, Marcos Alexandre de Souza, também destacou o esforço da equipe e o sucesso da operação. "A importância dessa cirurgia aqui para Dourados e toda a macrorregião é que é uma grande conquista para a gente, porque a cirurgia bariátrica hoje ainda é muito deficitária no Sistema Único de Saúde. (...) Eu acredito que isso é uma grande conquista, é uma porta que se abre para os pacientes que dependem do SUS aqui em Dourados e toda a macrorregião".
A primeira paciente a ser operada foi Cláudia Barros, que, aos 45 anos, comemorou o aniversário com a cirurgia e um novo começo de vida.
Cláudia iniciou o acompanhamento médico em 2017, com a endocrinologista Viviane, do HU-UFGD. Antes da pandemia, cogitou-se a bariátrica, mas a ausência desse serviço em Dourados e a COVID-19 interromperam os planos. Agora ela se recupera em casa.
"É a realização de um sonho. Não só em relação a emagrecer, mas em relação à saúde, porque a bariátrica ela vem para sanar as doenças que eu tenho, como pressão alta, diabetes, colesterol, em relação à obesidade. (...) Então, eu estou hiper mega feliz de ter sido a primeira selecionada a fazer a bariátrica aqui no HU e estou radiante".
A cirurgia foi realizada por uma equipe do HU-UFGD, com apoio de médicos, nutricionistas, psicólogos e outros profissionais.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Casa Rosa realiza último mutirão de saúde do ano neste sábado no Tijuca

Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Campanha Dezembro Laranja mobiliza ação gratuita contra o câncer de pele na Capital

Estado amplia imunização com 10 'vacimóveis' que atenderão áreas de difícil acesso

Dia D levará vacinação, exames e atendimentos de graça no Bioparque neste sábado

Última edição do 'Dia E' promete mais de 250 atendimentos no Hospital Universitário

Conselho pede providências de atendimentos suspensos em 29 unidades na Capital

Desabastecimento de medicamentos essenciais coloca saúde da população em risco, alerta CRM


Foto: Ministério da Saúde 



