A Cerimônia de Acolhimento Integrado das Residências em Saúde da UFMS – Ano 2025, ocorreu na quinta-feira (6), iniciando a trajetória de mais de 140 novos profissionais nos programas de residência médica e multiprofissional no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh).
Os programas de residência combinam aprendizado teórico com prática supervisionada em um ambiente de alta complexidade. O objetivo é preparar profissionais para atuar com resolutividade e humanização no Sistema Único de Saúde (SUS), com residentes atuando no Humap, a Clínica Escola da UFMS, o Hospital Veterinário e importantes instituições parceiras, como as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde e o Hospital São Julião.
Entre os participantes da solenidade estavam a Reitora da UFMS, Profª Camila Ítavo, o Vice-Reitor, Prof. Albert Schiaveto, e a Superintendente do Humap-UFMS/Ebserh, Andréa Siqueira Campos Lindenberg, além de representantes da Secretaria de Saúde Estadual e Municipal e demais parceiros institucionais.
Além da estrutura oferecida pelo Humap-UFMS, a formação dos residentes é enriquecida por parcerias com instituições externas, como o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul e a Santa Casa de Campo Grande. Essas colaborações ampliam as oportunidades de ensino-aprendizagem, fortalecendo a formação de especialistas qualificados para atender às demandas do SUS e da população.
Durante a cerimônia, o gerente de ensino e pesquisa do Humap-UFMS/Ebserh, Oleci Frota, destacou a relevância da residência como principal caminho para a especialização em saúde no Brasil.
"A Residência é o padrão ouro na formação de especialistas em saúde no Brasil. Trata-se de uma pós-graduação lato sensu que alia teoria e prática de forma integrada. Nosso compromisso é oferecer um ambiente estruturado, com preceptoria qualificada e experiências que promovam o desenvolvimento de competências técnicas, científicas e humanísticas. Aos novos residentes, desejamos uma trajetória repleta de desafios enriquecedores, aprendizado contínuo e dedicação à excelência no cuidado em saúde."
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

MS tem 6.796 casos de Dengue confirmados em 2025

Suriname se torna primeiro país amazônico livre da malária, diz OMS

Hospital El Kadri pagará R$ 147 mil em multa e deverá corrigir falhas estruturais

Mudança na vacinação contra a meningite passa a valer a partir de hoje

TJ decide manter lei que promove reenquadramento de servidores da saúde

Associação de Odontologia seleciona pacientes para tratamentos odontológicos em agosto

Inquérito do MPF investiga uso de recursos do SUS no Hospital Santa Casa de Cassilândia

MPF apura possíveis irregularidades em licitação para compra de ambulância em Selvíria

UPAs atendem com 21 pediatras durante o dia em quatro unidades na Capital; veja os locais
