No JD1 Entrevista desta quarta-feira (3) especialistas debateram questões cada vez mais comuns na sociedade moderna: a distorção de imagem corporal e a compulsão alimentar.
A nutricionista Camila Vargas e a psicóloga Lethicia Bogue explicaram os fatores que levam indivíduos a desenvolverem esses problemas e como eles impactam a saúde física e mental.
Segundo Lethicia, a distorção de imagem corporal ocorre quando a pessoa não se enxerga como realmente é, muitas vezes como consequência de compulsão alimentar ou transtornos alimentares.
“Um dos sinais mais comuns é a pessoa se esconder em roupas largas, evitar se pesar ou, em alguns casos, se olhar excessivamente no espelho”, explica a psicóloga.
As especialistas ressaltam que a pressão das redes sociais e da mídia, somada a padrões estéticos impostos por celebridades, influencia significativamente o desenvolvimento desses comportamentos. “A pessoa chega ao consultório não com o objetivo de nutrir o corpo de forma saudável, mas com a sensação de atingir um corpo que não é acessível naquele momento”, afirma Camila.
A família também desempenha papel fundamental. De acordo com Lethicia, ambientes familiares pouco acolhedores podem gerar compulsão alimentar como forma de preencher vazios emocionais, enquanto o acompanhamento psicológico e nutricional pode ajudar a identificar e tratar esses gatilhos.
Assista:
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Anvisa determina suspensão de tônico capilar e apreensão de cosméticos

Ministério da Saúde encerra sala que monitorava casos de intoxicação por metanol

Processo seletivo abre vagas para residência em Medicina de Família

Com mais de 300 casos de Aids no ano, MS reforça prevenção e cuidado no 'Dezembro Vermelho'

Vacinação contra bronquiolite para gestantes está disponivel em 5 posto da Capital neste sábado

MS mantém número de mortos por dengue e casos passam de 8,3 mil

Sábado terá plantão de vacinação contra bronquiolite para gestantes em 5 postos da Capital

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Construcap vence PPP de R$ 5,6 bilhões para ampliar e modernizar o Hospital Regional de MS







