A dependência emocional vai muito além dos relacionamentos amorosos e pode afetar diferentes tipos de vínculos, alerta a psicóloga Lethicia Bogue, em entrevista ao JD1 nesta segunda-feira (11).
Segundo ela, o problema é caracterizado pela anulação das próprias necessidades e desejos para viver em função do outro, buscando constantemente aprovação e segurança na relação.
Entre os principais sinais estão a ausência de autocuidado, o abandono de interesses pessoais e a dificuldade de se posicionar.
Em alguns casos, há também a codependência, quando a pessoa sente necessidade de que o outro dependa dela, assumindo responsabilidades excessivas e deixando a própria vida de lado.
Lethicia ressalta que o dependente emocional tende a manter relações que já causam sofrimento, por medo de perder a segurança proporcionada pela presença do outro. “Muitas vezes, quando a pessoa se dá conta, já está machucada emocionalmente”, explica.
As causas, segundo a psicóloga, estão frequentemente ligadas a experiências da infância, como vínculos afetivos instáveis, ausência de proteção e lares desestruturados, que dificultam o desenvolvimento da autoestima e da autoconfiança.
Traumas em relacionamentos anteriores e influências culturais, como contos de fadas e ideias romantizadas de que o parceiro é “a outra metade”, também contribuem para o problema.
Assista:
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Anvisa determina suspensão de tônico capilar e apreensão de cosméticos

Ministério da Saúde encerra sala que monitorava casos de intoxicação por metanol

Processo seletivo abre vagas para residência em Medicina de Família

Com mais de 300 casos de Aids no ano, MS reforça prevenção e cuidado no 'Dezembro Vermelho'

Vacinação contra bronquiolite para gestantes está disponivel em 5 posto da Capital neste sábado

MS mantém número de mortos por dengue e casos passam de 8,3 mil

Sábado terá plantão de vacinação contra bronquiolite para gestantes em 5 postos da Capital

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Construcap vence PPP de R$ 5,6 bilhões para ampliar e modernizar o Hospital Regional de MS







