A dependência emocional vai muito além dos relacionamentos amorosos e pode afetar diferentes tipos de vínculos, alerta a psicóloga Lethicia Bogue, em entrevista ao JD1 nesta segunda-feira (11).
Segundo ela, o problema é caracterizado pela anulação das próprias necessidades e desejos para viver em função do outro, buscando constantemente aprovação e segurança na relação.
Entre os principais sinais estão a ausência de autocuidado, o abandono de interesses pessoais e a dificuldade de se posicionar.
Em alguns casos, há também a codependência, quando a pessoa sente necessidade de que o outro dependa dela, assumindo responsabilidades excessivas e deixando a própria vida de lado.
Lethicia ressalta que o dependente emocional tende a manter relações que já causam sofrimento, por medo de perder a segurança proporcionada pela presença do outro. “Muitas vezes, quando a pessoa se dá conta, já está machucada emocionalmente”, explica.
As causas, segundo a psicóloga, estão frequentemente ligadas a experiências da infância, como vínculos afetivos instáveis, ausência de proteção e lares desestruturados, que dificultam o desenvolvimento da autoestima e da autoconfiança.
Traumas em relacionamentos anteriores e influências culturais, como contos de fadas e ideias romantizadas de que o parceiro é “a outra metade”, também contribuem para o problema.
Assista:
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Casos de dengue ultrapassam os 7,7 mil em Mato Grosso do Sul neste ano

Enfermeira é agredida por paciente psiquiátrico em UPA do Leblon

JD1TV: Caio precisa de R$ 30 mil para cirurgia após diagnostico de aneurisma de aorta

Associação de médicos cubanos repudia ação dos EUA contra Mais Médicos

Sabe o que é botulismo? Neurologista da Capital explica como evitar doença

Microrregiões assumem papel estratégico na 'Nova Arquitetura da Saúde' de MS

Saúde e bem-estar debate avanços da odontologia e uso de alinhadores ortodônticos

Baixa umidade do ar no Estado exige atenção redobrada com hidratação, alerta médico

Mais Médicos promoveu melhoria da saúde da população, diz secretário
