Menu
Busca domingo, 28 de fevereiro de 2021
(67) 99647-9098
Governo - campanha estado que cresce - Topo
Saúde

Longen e Nelsinho articulam projeto por vacinação pela iniciativa privada

A intenção é que projeto de lei seja aprovado autorizando a aquisição de imunizantes

26 janeiro 2021 - 18h34Joilson Francelino, com informações da assessoria

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso do Sul (FIEMS), Sérgio Longen, articula junto com o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), a apresentação de um projeto de lei no Senado Federal para que a iniciativa privada possa comprar vacina contra a Covid-19 diretamente com os laboratórios internacionais.

“Tenho trabalhado forte nesse sentido, entendo e confio que a gente consiga superar as discussões políticas sobre esse tema. Eu confio muito na iniciativa privada, tenho certeza que nós precisamos avançar hoje mais na iniciativa privada e menos no Estado. É essa linha que eu defendo essa questão da vacina e é nessa linha que eu defendo outras ações. É importante a iniciativa privada participar desse processo e que esse imbróglio jurídico seja superado brevemente”, disse Longen.

O líder industrial relembrou que, no fim do ano passado, a Fiems apresentou um protocolo para a compra de 150 mil doses de vacina contra a Covid-19 produzida pela Pfizer. “No entanto, foi proibida a compra de vacinas contra a doença por parte da iniciativa privada. Agora, o senador Nelsinho Trad me apresentou um esboço de um projeto de lei, que validamos juntos, e será apresentado ao Senado na próxima semana permitindo que empresários possam comprar vacinas contra a Covid-19 onde quiserem”, revelou.

O presidente da Fiems completa que a compra de uma vacina de outro país requer a regulação da Anvisa, mas que isso não será problema para a iniciativa privada. “Nós queremos ter a condição para avançar nesse sentido. Tenho certeza absoluta que, se o senador Nelsinho Trad conseguir aprovar esse projeto de lei da forma que ele me apresentou, a iniciativa privada vai conseguir imunizar toda a população de Mato Grosso do Sul contra essa doença”, prometeu.

Nelsinho Trad confirmou que está trabalhando pela retomada do desenvolvimento econômico do Brasil e batalhando com os principais envolvidos para que as empresas tenham acesso direto na compra da vacina contra a Covid-19. “O projeto de lei está sendo elaborado nesse sentido e estamos aguardando respostas do Governo Federal para apresentá-lo o mais breve possível no Senado Federal”, afirmou.

O líder industrial entende que o Governo Federal vem conduzindo o plano nacional de imunização, mas também reforça que a iniciativa privada precisa avançar nessa questão. “Nós confiamos muito na negociação da iniciativa privada nessa conta, mas, para isso, precisamos que o Governo flexibilize a compra dessas vacinas”, salientou.

Nesta terça-feira (26), o governo federal assinou uma carta favorável à compra de 33 milhões de doses da AstraZeneca por empresas brasileiras, sob a condição de que metade dessas doses sejam doadas ao SUS.

 

Se o projeto de Nelsinho for aprovado, essa retenção de 50% não haveria.

Peniel - amigos da pizza

Deixe seu Comentário

Leia Também

Saúde
Campanha vai divulgar informação segura sobre as doenças raras
Saúde
EUA autorizam vacina da Johnson & Johnson contra a Covid-19
Saúde
Butantan entrega 600 mil de doses da CoronaVac neste domingo
Saúde
Em 24h, MS registrou 542 novos casos de covid-19 e 13 óbitos
Saúde
MS passa dos 3,3 mil mortos pela covid-19
Saúde
Médico de 80 anos perde a luta contra o coronavírus, em Campo Grande
Saúde
COVID: Brasil tem recorde de mortes pelo terceiro dia seguido
Saúde
Escala médica conta com 19 pediatras na manhã deste sábado
Saúde
Covid: Primeira vacinada na Bahia testa positivo antes da segunda dose
Saúde
Prosseguir: MS tem 31 municípios na bandeira vermelha

Mais Lidas

Polícia
Jacaré é capturado dando 'rolê' em cidade de MS
Internacional
Estados Unidos inicia vacinação contra a Covid-19 em Nova York
Polícia
Morador de rua tenta matar desafeto a pauladas no interior do Estado
Polícia
Briga por capacete acaba em tentativa de homicídio