Mato Grosso do Sul conquistou o primeiro lugar no Brasil em um dos indicadores mais estratégicos da saúde pública: a cobertura vacinal.
O Estado recebeu nota 100 no Ranking de Competitividade dos Estados 2025, divulgado nesta semana pelo Centro de Liderança Pública (CLP), tornando-se referência nacional em imunização.
O índice avalia a efetividade das campanhas de vacinação, considerando o número total de doses aplicadas — incluindo primeira, segunda, terceira ou dose única — dividido pela população-alvo e multiplicado por 100.
Na prática, o indicador mede a capacidade do sistema público de atingir metas de forma ampla e ágil. Mato Grosso do Sul não apenas cumpriu os critérios, como superou todos os parâmetros e se isolou na liderança nacional.
“O Governo do Estado, por meio da SES, está fazendo sua parte, entregando resultados concretos, e seguirá trabalhando para manter esse padrão de excelência. Desenvolvimento só tem sentido quando vem acompanhado de políticas públicas que protegem a vida”, destacou o secretário estadual de Saúde, Mauricio Simões Corrêa.
Resultados consistentes
A liderança de Mato Grosso do Sul não é um feito isolado. Em maio deste ano, o estado já havia alcançado a primeira posição na vacinação contra Influenza, com mais de 596 mil pessoas imunizadas.
Entre os grupos prioritários — gestantes, crianças e idosos — a cobertura atingiu 38,93%, índice que garantiu o topo do ranking nacional.
O estado também mantém cobertura superior a 95% em vacinas de rotina, como BCG, Pneumocócica e Rotavírus, e completa dez anos sem registro de casos humanos de febre amarela, graças à proteção vacinal.
Outro destaque é a imunização contra a dengue: 21 municípios atingiram 100% da meta após campanha estadual com investimento direto.
Além disso, a dose zero contra o sarampo e a oferta da meningocócica ACWY em todos os municípios pelo SUS reforçaram a proteção infantil.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Anvisa determina suspensão de tônico capilar e apreensão de cosméticos

Ministério da Saúde encerra sala que monitorava casos de intoxicação por metanol

Processo seletivo abre vagas para residência em Medicina de Família

Com mais de 300 casos de Aids no ano, MS reforça prevenção e cuidado no 'Dezembro Vermelho'

Vacinação contra bronquiolite para gestantes está disponivel em 5 posto da Capital neste sábado

MS mantém número de mortos por dengue e casos passam de 8,3 mil

Sábado terá plantão de vacinação contra bronquiolite para gestantes em 5 postos da Capital

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Construcap vence PPP de R$ 5,6 bilhões para ampliar e modernizar o Hospital Regional de MS







