Menu
Busca quarta, 08 de abril de 2020
(67) 99647-9098
TJMS Topo
Saúde

Ministério da Saúde começa distribuição da vacina pentavalente nesta quinta

A vacina garante proteção contra cinco doenças e tem como público-alvo crianças de 2, 4 e 6 meses de idade

09 janeiro 2020 - 14h32Marya Eduarda Lobo, com informações da Agência Brasil

O Ministério da Saúde começa a distribuir 1,7 milhão de doses da vacina pentavalente aos estados, nesta quinta-feira (9). De junho a dezembro do ano passado, a oferta foi irregular por causa de problemas com os fornecedores.

A vacina garante proteção contra cinco doenças, com a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria Haemophilus influenza tipo B (responsável por infecções na garganta e no nariz).

De acordo com o ministério, o Brasil compra a vacina por meio do Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), pois não existe laboratório produtor no país. Em julho de 2019, lotes do laboratório pré-qualificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) foram reprovados nos teste de qualidade do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde e em análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Em agosto, o Ministério da Saúde solicitou reposição do produto, mas, naquele momento, não havia disponibilidade imediata no mercado mundial.

A recomendação dos atendentes é ligar todos os dias para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para saber sobre o abastecimento das vacinas.

Novo Lote

Em nota divulgada pela prefeitura de São Paulo, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), explicou que a liberação de um novo lote da vacina pentavalente depende da baixa do termo de guarda (BTG), concedida pela Anvisa, segundo circular da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, e segundo o Boletim Epidemiológico de dezembro do ministério.

Segundo a nota, as coordenadorias regionais de saúde estão remanejando as doses quando é possível, com o objetivo de manter a disponibilidade da vacina nas regiões.

A nota acrescenta que está previsto o recebimento de algumas doses da vacina no início da segunda semana deste mês e que, assim que chegarem, serão rapidamente distribuídas a todas as salas de vacina do município. A vacina pentavalente tem como público-alvo crianças de 2, 4 e 6 meses de idade.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Saúde
MS tem mais cinco pessoas com coronavírus; todas de Três Lagoas
Saúde
SES realiza a distribuição de testes rápidos para coronavírus
Saúde
MS receberá cloroquina para 12 municípios
Saúde
Reinaldo alerta para necessidade de melhorar isolamento
Saúde
OMS alerta sobre afrouxamento das medidas contra coronavírus
Saúde
Mato Grosso do Sul tem 80 casos confirmados de coronavírus
Saúde
Terça-feira terá 15 pediatras e 49 clínicos atendendo pela manhã na capital
Saúde
Mandetta permanece na Saúde
Saúde
Mais uma idosa morre de coronavírus em MS
Saúde
SES divulga números de leitos para combate ao coronavírus

Mais Lidas

Cidade
Coronavírus - Maioria apoia Marquinhos e também o isolamento
Saúde
MS tem mais cinco pessoas com coronavírus; todas de Três Lagoas
Polícia
Vídeo - Empresário desmaia após levar mata leão de guarda em fiscalização da prefeitura
Cidade
Camelódromo reabre com poucos clientes