O mês de outubro chegou, e com ele entra a campanha contra o câncer de mama, e nele se faz uma conscientização e um alerta para as mulheres sobre os casos da doença que tem aumentado. O Outubro Rosa vem falar sobre os riscos da doença, e as trabalhadoras da iniciativa privadas diagnosticadas têm direto a benefícios como o adiantamento do saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e o auxílio-doença do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).
O câncer de mama causou o afastamento de mais de 21 mil mulheres no ano passado, segundo o Ministério do Trabalho.
Na fase dos sintomas, todas as trabalhadoras com carteira assinada pode sacar o saldo do FGTS. É possível também retirar o PIS/Pasep no valor de um salário mínimo, conforme o valor do salário que ela ganha.
O texto explica que o resgate pode ser feito nas agências da Caixa Econômica ou no Banco do Brasil. Em 2004, a assistente administrativa Maria do Carmo Ribeiro, de 53 anos, estava em tratamento da doença. Ela fez o saque do PIS e do FGTS. Mas até então, não sabia dos direitos.
INSS - Para casos nos quais a mulher precise de cuidados permanentes, há também o auxílio-acompanhante. Ela tem o direito a um acréscimo de 25% no valor do benefício, pago pelo INSS de forma vitalícia. Além disso, pode-se requerer à Receita Federal a isenção total do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF).
Outro benefício é o auxílio-doença, em casos mais avançados, é possível conseguir a aposentadoria por invalidez. A trabalhadora deve dar entrada no INSS com laudo médico para comprovar incapacidade para o trabalho em decorrência da doença. O pedido pode ser feito via Central 135 ou no site www.meuinss.gov.br.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Casa Rosa realiza último mutirão de saúde do ano neste sábado no Tijuca

Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Campanha Dezembro Laranja mobiliza ação gratuita contra o câncer de pele na Capital

Estado amplia imunização com 10 'vacimóveis' que atenderão áreas de difícil acesso

Dia D levará vacinação, exames e atendimentos de graça no Bioparque neste sábado

Última edição do 'Dia E' promete mais de 250 atendimentos no Hospital Universitário

Conselho pede providências de atendimentos suspensos em 29 unidades na Capital

Desabastecimento de medicamentos essenciais coloca saúde da população em risco, alerta CRM


Outubro Rosa (Reprodução/ Internet)



