Menu
Menu
Busca domingo, 29 de junho de 2025
Governo Incendios - Jun25
Saúde

Para proteger contra variantes, saúde pede vacinas

Casos de covid-19 crescem em quatro estados

13 novembro 2022 - 17h14Evelyn Thamaris

Diante do aumento de casos de covid-19, autoridades sanitárias internacionais estão em alerta. O registro de novos casos da doença tem a ver com o surgimento de novas subvariantes da Ômicron, BQ.1 e XBB. Segundo os primeiros estudos, elas podem ser mais transmissíveis e resistentes às barreiras vacinais.

O mais recente Boletim InfoGripe Fiocruz, divulgado na última quinta-feira (10), sinaliza para o aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) com resultado laboratorial positivo para Covid-19 na população adulta do Amazonas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Segundo o coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, ainda não é possível afirmar que esse crescimento esteja relacionado especificamente com as identificações recentes de novas sublinhagens identificadas em alguns pontos do país.

Em alguns estados, o sinal é mais claro nas faixas etárias a partir de 18 anos. A exceção é o Rio Grande do Sul, que apresenta essa tendência apenas nas faixas etárias a partir de 60 anos.

“Como os dados laboratoriais demoram mais a entrar no sistema, espera-se que os números de casos das semanas recentes sejam maiores do que o observado nessa atualização, podendo, inclusive, aumentar o total de estados em tal situação”, disse o pesquisador da Fiocruz.

Crianças

Quando o recorte foi feito por capitais, a Fiocruz identificou maior predominância em crianças. As exceções são Manaus, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, que apresentam crescimento nas faixas etárias acima de 60 anos.

Segundo o médico Werciley Júnior, coordenador da Infectologia da rede Santa, em Brasília, as crianças devem ser um foco de atenção importante. “Apesar da doença em crianças ser uma forma normalmente leve, a gente tem dois aspectos. O primeiro é que nelas, quando a forma é grave, há uma alta taxa de mortalidade. O outro é que as crianças são carreadoras do vírus para dentro de casa. Se elas estiverem imunizadas, vão diminuir muito sua capacidade de transmissão”, alertou.

Ainda segundo o médico infectologista, apesar de até o momento os casos no país serem leves, registros positivos preocupam especialmente entre os não vacinados. O especialista ressaltou que o grande medo da comunidade médica e de autoridades sanitárias é que essa variante sofra uma nova mutação e fuja totalmente da vacina causando doenças graves.

“A gente sabe que a taxa de vacinação mais ou menos estacionou com duas doses. As pessoas não estão fazendo a terceira dose que houve uma redução gigantesca”, observou, acrescentando que esse público pode desenvolver formas graves da doença.

Segundo o médico, a vacina tem dois pontos importantes. O primeiro deles é proteger as pessoas de modo que quem tiver a doença desenvolve a forma leve.

O outro ponto é que, com anticorpos trazidos pela vacina “mesmo que parcialmente funcionando”, o paciente infectado diminui a carga viral e não consegue transmitir o vírus para a mesma quantidade de pessoas que transmitia sem a imunização.

Proteção

Além da vacinação, o infectologista recomendou que pessoas com comorbidades voltem a usar máscaras de proteção facial, evitem aglomerações e, em caso de suspeita, façam o teste para evitar contaminação de outras pessoas.

JD1 No Celular

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

UPAs atendem com 21 pediatras durante o dia em quatro unidades na Capital; veja os locais
Saúde
UPAs atendem com 21 pediatras durante o dia em quatro unidades na Capital; veja os locais
Foto: Rafael Nascimento/MS
Saúde
Ministério da Saúde injeta R$ 30 milhões no programa do "teste do pezinho" no país
Saúde nas vendas é tema do Saúde e Bem-Estar desta sexta-feira
Saúde
Saúde nas vendas é tema do Saúde e Bem-Estar desta sexta-feira
Óculos -
Justiça
Técnico em optometria é proibido pela Justiça de atuar sem supervisão médica na Capital
Foto: PMCG
Saúde
É Lei: Farmácias devem divulgar lista de medicamentos ofertados pelo 'Farmácia Popular'
Escala: Confira disponibilidade médica nas UPAS e CRSs desta sexta
Saúde
Escala: Confira disponibilidade médica nas UPAS e CRSs desta sexta
JD1TV: Mês de conscientização do lipedema chama atenção para doença pouco diagnosticada
Saúde
JD1TV: Mês de conscientização do lipedema chama atenção para doença pouco diagnosticada
Campo Grande terá plantão de vacinação contra gripe durante feriado prolongado
Saúde
Campo Grande terá plantão de vacinação contra gripe durante feriado prolongado
Unidades terão atendimento noturno
Saúde
Com Campo Grande na lista, 46 cidades terão atendimento noturno nas UBS
Casa da Saúde, em Campo Grande
Saúde
Casa da Saúde fecha no feriadão e remédios podem ser retirados até quarta

Mais Lidas

Imagem Ilustrativa
Polícia
'Eu pedi para parar, chorando': Menino é estuprado por homem no Rita Vieira
Rapaz com esquizofrenia mata próprio pai a facadas no Pedrossian
Polícia
Rapaz com esquizofrenia mata próprio pai a facadas no Pedrossian
JD1TV: Adolescente é esfaqueada por colega durante briga na saída da escola em Campo Grande
Polícia
JD1TV: Adolescente é esfaqueada por colega durante briga na saída da escola em Campo Grande
Suspeito teria matado o pai na Capital em razão de abusos sofridos no passdo
Polícia
Suspeito teria matado o pai na Capital em razão de abusos sofridos no passdo