A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), liberou nesta quinta-feira (2) a oferta da vacina contra a gripe para pessoas com mais de seis meses de idade, no entanto, algumas dúvidas ainda ficam na mente da população.
A principal delas é: se estou gripado, posso tomar a vacina? E a resposta é um pouco mais complicada que um sim ou um não, já que ela depende dos sintomas apresentados pelo paciente.
Ao JD1 Notícias, o pneumologista Dr. Ronaldo Perches Queiroz detalhou que, em caso de sintomas “simples” da gripe, como nariz escorrendo, dor no corpo e dor de cabeça, a pessoa pode sim tomar a vacina.
A situação, no entanto, é diferente para quem apresenta febre acima dos 37,5ºC. Nesses casos, o médico recomenda que a pessoa evite tomar a vacina e se medique com medicamentos antitérmicos.
“O fato de você estar ‘resfriadinho’ não tem nenhuma contraindicação. A contraindicação é se o paciente, na hora da vacinação, estiver com febre. Acima de 37,5ºC, evita [aplicar o imunizante], vai tomar o antitérmico, vai abaixar sua febre, dali um dia ou dois, não estiver mais com febre, pode tomar [a vacina]”, detalhou o médico.
Sobre a eficácia do imunizante e possíveis efeitos colaterais, Queiroz destaca que “é uma vacina segura, muito bem testada”, e que sua eficácia é mostrada a partir da campanha anual de imunização com esse medicamento.
Apesar da Capital enfrentar um alto número de casos de síndromes respiratórias, o médico afirma que não é necessário alarme no momento, somente que se tenham cuidados básicos, como evitar aglomerações, fazer uso de máscaras faciais em caso de sintomas e, acima de tudo, se vacinar contra a gripe. “Pode ajudar muito a diminuir esse número grande de síndromes respiratórias”, afirmou o pneumologista sobre a vacinação.
Onde se vacinar
A população interessada em se vacinar poderá procurar, a partir das 14h, o imunizante nas mais de 70 Unidades Básicas e de Saúde da Família espalhadas pelas 7 regiões urbanas e distritos da Capital.
Os imunizantes contra a gripe são trivalentes, e combatem três tipos de cepas do vírus da influenza: H1N1, H3N2 e a linhagem B/Victoria.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Casa Rosa realiza último mutirão de saúde do ano neste sábado no Tijuca

Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Campanha Dezembro Laranja mobiliza ação gratuita contra o câncer de pele na Capital

Estado amplia imunização com 10 'vacimóveis' que atenderão áreas de difícil acesso

Dia D levará vacinação, exames e atendimentos de graça no Bioparque neste sábado

Última edição do 'Dia E' promete mais de 250 atendimentos no Hospital Universitário

Conselho pede providências de atendimentos suspensos em 29 unidades na Capital

Desabastecimento de medicamentos essenciais coloca saúde da população em risco, alerta CRM


População pode se vacinar, a partir das 14h, nas mais de 70 Unidades Básicas e de Saúde da Família espalhadas pela Capital (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campo Grande)



