Menu
Menu
Busca segunda, 29 de dezembro de 2025
Fiems fim de ano 2025
Saúde

Rede estadual garante quase toda a assistência oncológica em MS

UNACON respondem por 99% da produção oncológica no estado

29 dezembro 2025 - 13h24Luiz Vinicius

A assistência oncológica no Sistema Único de Saúde (SUS) é uma das áreas mais complexas e essenciais, exigindo serviços especializados e uma articulação constante entre os diferentes níveis de atendimento. Em Mato Grosso do Sul, a gestão dessa assistência é coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), com foco na ampliação do acesso e continuidade do tratamento, alinhada às diretrizes nacionais de saúde.

No estado, a rede estadual de atendimento oncológico é composta, principalmente, por Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON). Essas unidades realizam os principais procedimentos oncológicos dentro do SUS. De acordo com dados dos sistemas SIA/SIH-SUS, em 2025, as UNACON respondem por 99% da produção oncológica no estado, enquanto os demais hospitais contribuem com apenas 1% dos atendimentos, limitados a algumas cirurgias.

O Hospital do Câncer de Campo Grande – Alfredo Abrão lidera a produção estadual, com 17.325 procedimentos, correspondendo a 36% do total. Seguem-se o Hospital Cassems – Unidade Dourados, com 20% dos atendimentos, a Santa Casa de Campo Grande e o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, ambos com 16%. O Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Três Lagoas, realiza 7% dos atendimentos, enquanto a Santa Casa de Corumbá responde por 3%.

Esses dados, que se referem ao período até outubro de 2025, foram obtidos a partir das Autorizações de Procedimentos de Alta Complexidade (APACs), instrumento utilizado pelo Ministério da Saúde para monitorar a produção oncológica no SUS.

O sistema de saúde de Mato Grosso do Sul, por meio das UNACON, tem demonstrado um esforço conjunto para garantir o acesso ao tratamento oncológico, reforçando o compromisso do Estado em fortalecer a rede de cuidados e assegurar a transparência das informações.

Reportar Erro
Energisa Michel Telo - Dez/25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Apesar dos registros, não há surto ativo e o Brasil segue com o certificado de país livre do sarampo
Saúde
Aumento do turismo acende alerta para cuidados contra a reintrodução do sarampo no país
Foto: Divulgação/SES
Saúde
Estado expande terapia renal e descentraliza atendimento no SUS
Alexandre Padilha, ministro da Saúde
Saúde
Com doses estocadas, Ministério prepara vacinação contra a dengue e estudos com idosos
Foto: Gabinete/ Senador Nelsinho Trad
Saúde
Nelsinho recorre ao Ministério da Saúde em busca de solução emergencial para a Santa Casa
Fim das manifestações! Servidores da Santa Casa irão receber parte do 13° amanhã
Saúde
Fim das manifestações! Servidores da Santa Casa irão receber parte do 13° amanhã
Foto: Reprodução
Saúde
SES identifica novos casos da variante K da gripe em MS
Alir Terra, presidente da Santa Casa
Saúde
Santa Casa pode remanejar pacientes após paralisação de funcionários
Reunião realizada no dia 18 de dezembro teve como foco a avaliação das ações
Saúde
Atendimento a indígenas quase triplica no Hospital Universitário da UFGD
Ministério da Saúde ao anunciar a criação do primeiro hospital público inteligente do Brasil
Saúde
Senado autoriza empréstimo de US$ 320 milhões para hospital inteligente no Brasil
 Orientação é observar bem a embalagem
Saúde
Cresce alerta sobre uso irregular de canetas emagrecedoras no país

Mais Lidas

O caso foi registrado na Depac Cepol em Campo Grande
Polícia
Homem com câncer em estágio terminal é abandonado pelos filhos em Campo Grande
Sete são presos por sequestro em Campo Grande; vítimas foram salvas pelo Batalhão de Choque
Polícia
Sete são presos por sequestro em Campo Grande; vítimas foram salvas pelo Batalhão de Choque
Depac Cepol, em Campo Grande, onde o caso foi registrado
Polícia
Funcionários de lojas do Centro brigam por ciúmes de mulher em Campo Grande
VÍDEO: Jovem faz disparos durante o Natal e acaba preso pelo Choque em Campo Grande
Polícia
VÍDEO: Jovem faz disparos durante o Natal e acaba preso pelo Choque em Campo Grande