Menu
Busca quinta, 24 de junho de 2021
(67) 99647-9098
Senar - junho21
Saúde

Saiba como manter a alimentação após os 40 anos

Dieta deve ser encarada como um estilo de vida, afirma nutricionista

27 janeiro 2019 - 16h09Da redação com assessoria

Com o passar dos anos a atividade do metabolismo tende a diminuir, fazendo com que o corpo gaste menos energia e demore mais para eliminar sua gordura. Ainda que seja um processo natural, é possível criar hábitos que equilibrem esse cenário e até reverta essa situação.

Existem dietas adequadas para cada tipo de organismo que facilitam uma boa reeducação alimentar. Mas a nutricionista Sabina Donadelli ressalta que não há uma específica para cada idade. "Quanto mais jovem, com mais facilidade se perde peso porque o organismo assimila com mais rapidez a mudança. Mas no geral, independentemente de idade, optar por uma alimentação saudável vai privilegiar o tipo de cada pessoa", afirma.

Para ela a dieta deve ser encarada como uma escolha pessoal a ser levada a sério. "Antes de mais nada, é preciso pensar no tipo de alimentação que uma pessoa adota dentro do seu estilo de vida e estar em paz e satisfeito com as suas decisões neste sentido. Tudo é questão de adaptação e o primeiro passo começa na cabeça, em decisão pessoal e de amor próprio", ressalta Donadelli.

Assim como em outros âmbitos da vida, a dieta é um entendimento que se dá a partir de tentativas, erros e acertos. Os métodos não devem ser encarados como poções mágicas, e qualquer dieta deve ter como princípio base o cuidado e respeito com o corpo.

"Acredito que a consciência vem acompanhada de informação. Se eu sei que um alimento com menor corante, conservante, um alimento embalado é menos saudável do que um alimento preparado com alimentos frescos, essa será a minha opção.", afirma a nutricionista.

No geral, para saber se algum alimento é bom ou não para ser consumido, busque produtos de origens naturais. "Em princípio, tudo o que é natural é melhor do que vem embalado. Uma dica que alguns profissionais dão é contar o número de ingredientes que tem no produto, se houver mais de 10 itens na composição, provavelmente não se trata de algo saudável", finaliza.

Vai di Vinho

Deixe seu Comentário

Leia Também

Saúde
Vacinação de lactantes chega aos 18 anos
Saúde
Butantan deve receber no sábado mais 6 mil litros de IFA
Saúde
Dependência química é tema de discussão em Live
Saúde
Covid: MS tem quatro municípios em grau extremo
Saúde
Capital volta à bandeira vermelha no Prosseguir
Saúde
UPAs tem 45 médicos e 14 pediatras atendendo na manhã desta quarta
Saúde
Covid - Mais de 20% das mortes são de pacientes sem comorbidades em MS
Saúde
Capital continua na D2 de Coronavac e Astrazeneca nesta quarta; veja as datas
Saúde
Estado receberá 105 mil vacinas contra a Covid-19
Saúde
Covid: Anvisa nega autorização para uso emergencial do Avifavir

Mais Lidas

Polícia
Mãe confessa que matou bebê de 5 meses afogada, em Campo Grande
Polícia
Bebê de 5 meses foi morta afogada, porque mãe drogada queria tirar 'chip da besta'
Polícia
Bebê de 5 meses morre após suspeitas de violência sexual, em Campo Grande
Polícia
Com câncer em estado avançado, idoso comete suicídio na varanda de casa