Menu
Menu
Busca domingo, 08 de março de 2026
Saúde

Saúde alerta para febre maculosa em MS

A doença é transmitida pela picada do carrapato-estrela, cujo hospedeiro é a capivara

25 maio 2021 - 17h58Matheus Rondon, com informações da assessoria

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, emitiu alerta nesta terça-feira (25), à população após a confirmação de morte por Febre Maculosa em um homem de 33 anos na cidade de Itaúna (MG).

A doença é transmitida pela picada do carrapato-estrela, cujo principal hospedeiro é a capivara, comum não somente naquela cidade, como também em cartões-postais de Campo Grande e em outras localidades de MS.

O óbito ocorreu no dia 28 de abril, apenas um dia após a internação do paciente no município de Itaúna (MG). Os primeiros sintomas da doença apareceram cinco dias antes, no dia 23, de acordo com a Secretaria de Saúde do município.

A febre maculosa é causada pela picada de carrapatos infectados com a bactéria Rickettsia rickettsii, e pode causar inflamação do cérebro, paralisia e insuficiência respiratória ou renal, além de afetar órgãos como o coração, fígado, baço, pâncreas, colocando em risco a vida do paciente. Os principais sintomas são febre alta, mal-estar generalizado, dores de cabeça e abdominais, náusea, vômito, diarreia e manchas avermelhadas pela pele.

Segundo o Gerente Técnico de Zoonoses da SES, Rafael Ovidio de Oliveira, o último caso registrado da doença em Mato Grosso do Sul foi em fevereiro de 2018, em um homem de 34 anos, residente em Campo Grande e com histórico de viagem para área rural do município de Sidrolândia.

Segundo Oliveira, a Febre Maculosa tem cura, mas o tratamento apropriado deve ser iniciado logo após o surgimento dos primeiros sintomas. “O diagnóstico é realizado principalmente por meio de exames de sangue (PCR ou Sorologia), já as formas de prevenção da doença incluem uso de calças, botas e blusas com mangas compridas ao caminhar em áreas arborizadas e gramadas, assim como roupas claras, para ajudar a identificar o carrapato, uma vez que ele é escuro; evite andar em locais com grama ou vegetação alta; use repelentes; quando estiver em área de risco, a cada três horas, verifique se há a presença de algum carrapato em seu corpo”, conclui.

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ilustrativa
Saúde
Com chegada do frio, SES alerta para possível aumento de casos de gripe em MS
Espaço para as mulheres feito pelo Humap-UFMS
Saúde
Humap-UFMS promove programação especial pelo Dia da Mulher com foco no bem-estar
Vacina contra a dengue de dose única, desenvolvida pelo Instituto Butantan
Saúde
Vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por até 5 anos
Ministro Flávio Dino - Foto: Rosinei Coutinho/STF
Polícia
PF aponta corrupção na saúde de Macapá e ministro do STF afasta prefeito
Fachada UPA
Saúde
Prefeitura diz ao Ministério Público que fornece comida a pacientes de UPAs e CRSs
Lanches podem ser prejudiciais
Saúde
Uma em cada cinco crianças e adolescentes tem sobrepeso ou obesidade
Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul -
Saúde
Ministério Público irá investigar gestão financeira da saúde em Campo Grande
SUS inicia teleatendimento gratuito para quem tem compulsão por bets
Saúde
SUS inicia teleatendimento gratuito para quem tem compulsão por bets
Óculos -
Saúde
Juiz proíbe técnico em optometria de atuar sem médico e multa pode chegar a R$ 100 mil
Vacinação
Saúde
Vacina contra herpes-zóster avança no Congresso e pode entrar no SUS

Mais Lidas

Ludmila faleceu na tarde de ontem
Polícia
Jovem surta, briga com o namorado e morre ao tomar água com cocaína em Campo Grande
Imagens enviadas por amigos
Polícia
Amigos contestam versão sobre morte de jovem no Paulo Coelho Machado
A pequena faleceu durante a tarde de ontem (4)
Polícia
Criança que morreu em UPA pode ter participado do 'desafio do desodorante' em Campo Grande
Bandido é morto por caminhoneiro sequestrado durante golpe do falso frete em Terenos
Polícia
Bandido é morto por caminhoneiro sequestrado durante golpe do falso frete em Terenos