O Ministério da Saúde incorporou o transplante da membrana amniótica no tratamento do diabetes e de alterações oculares via Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão foi tomada após parecer favorável da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec).
Em nota, a pasta informou que a tecnologia passa a ser indicada para transplantes relacionados a feridas crônicas, pé diabético e alterações oculares. A expectativa é que mais de 860 mil pacientes sejam beneficiados ao ano.
Entenda
A membrana amniótica é um tecido coletado durante o parto e utilizado na medicina regenerativa, com ação anti-inflamatória e cicatrizante que reduz as complicações no tratamento de diversas doenças.
No caso do pé diabético, por exemplo, a tecnologia possibilita uma cicatrização até duas vezes mais rápida das feridas quando comparada aos curativos padrão. No SUS, ela já é utilizada no tratamento de queimaduras extensas desde 2025.
Já em casos de alterações oculares, como pálpebras, glândulas lacrimais e cílios, o tecido auxilia na cicatrização de feridas e pode reduzir a dor, além de otimizar a recuperação da superfície ocular.
“O novo curativo biológico também contribui para a redução do risco de novas lesões e melhora a qualidade da visão, sendo uma opção eficaz, principalmente para casos mais graves ou que não respondem bem aos tratamentos convencionais, como glaucoma, queimaduras oculares, inflamações, perfurações e úlceras da córnea”, destaca o ministério.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Já se vacinou? Capital terá três pontos de imunização contra a influenza neste sábado

MS avança na telessaúde e entra em nova fase com foco em ampliação de atendimentos

Bactéria Pseudomonas causa danos graves em pessoas imunocomprometidas

Neuromodulação surge como aliada em tratamentos de AVC, Parkinson e dores crônicas

Campo Grande registra 10º caso de raiva em morcego e reforça alerta para cuidados preventivos

Casa Rosa realiza mutirão de prevenção ao câncer neste sábado no Tijuca

Fiocruz obtém patente para tratamento contra malária resistente

Cruz Vermelha viabiliza envio de 200 mil insumos contra chikungunya para MS

Paciente com diabetes e fibromialgia denuncia espera de dois meses por atendimento em USF da Capital





