O Senado Federal autorizou o governo brasileiro a contratar uma operação de crédito externo no valor de US$ 320 milhões junto ao New Development Bank para a implantação do primeiro hospital inteligente do país.
A medida publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (22), foi promulgada pelo presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, após aprovação pelos senadores, conforme prevê o regimento interno da Casa. Os recursos serão destinados ao programa “Implementação do Primeiro Hospital Inteligente do Brasil”, de interesse do Ministério da Saúde.
De acordo com a resolução, o empréstimo não exige contrapartida financeira do país e terá prazo de desembolso de até 55 meses. O contrato prevê carência de 60 meses e amortização em 12 anos, com pagamentos semestrais. O cronograma estimado aponta liberações de recursos entre 2026 e 2029, concentrando a maior parte dos valores nos dois primeiros anos.
A taxa de juros será baseada na SOFR, acrescida de spread variável, além de comissões de compromisso e de abertura. O texto também estabelece que a liberação dos recursos dependerá do cumprimento das condições prévias exigidas pelo banco antes do primeiro desembolso.
A autorização para a contratação do crédito terá validade de até 540 dias a partir da entrada em vigor da resolução.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

SES, OPAS e Ministério da Saúde alinham ações prioritárias para 2026

SES reforça prevenção contra ISTs e distribui 1,3 milhão de preservativos em MS

Cruz Vermelha reforça saúde, acolhimento e campanha solidária no Carnaval da Capital

Norma da Anvisa sobre receitas controladas impressas entra em vigor

MEC define calendário nacional de matrícula na residência médica

Falhas estruturais no CEM expõem pacientes a riscos e viram alvo do Ministério Público

Com nenhuma morte registrada, MS já soma 79 confirmações de dengue

Empresa dona do Mounjaro se manifesta sobre PL da quebra de patente

Anvisa indica vacina contra o HPV para prevenir mais tipos de câncer


Ministério da Saúde ao anunciar a criação do primeiro hospital público inteligente do Brasil (Foto: Thimóteo Soares/MS)

