Todos os serviços de fiscalização e educação da Coordenadoria de Vigilância Sanitária (CVS) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Campo Grande passaram a atender em um único local a partir de segunda-feira (11). Até a semana anterior, a Fiscalização de Alimentos (Sefal) estava instalada no Centro de Especialidades Municipal (CEM) e agora atende em novo endereço, junto aos demais órgãos.
Os seis serviços de fiscalização e um de educação da CVS atendem agora na rua Antônio Maria Coelho, 79, Vila Planalto. Integram a coordenadoria os seguintes órgãos: Serviço de Fiscalização de Estabelecimentos de Saúde (SEFES); Serviço de Fiscalização de Saúde do Trabalhador (SESTRAB); Serviço de Fiscalização de Alimentos (SEFAL); Serviço de Fiscalização de Estabelecimentos de Interesses da Saúde (SEFIS); Serviço de Análise e Aprovação de Projeto Básico de Arquitetura (SEARQ); Serviço de Fiscalização de Medicamentos (SEFMED); e, Serviço de Educação Sanitária (SES).
Para o secretário de Saúde, Marcelo Vilela, a população é mais beneficiada com os atendimentos em só local. “Assim, fica mais fácil solicitar documentos e alvarás, fiscalizações e esclarecer dúvidas”, lembra.
Confira a lista de telefones dos serviços da CVS:
• Recepção Coordenadoria de Vigilância Sanitária – 3314-3286
• Serviço de Fiscalização de Estabelecimentos de Saúde (SEFES) – 3314-4570
• Serviço de Fiscalização de Saúde do Trabalhador (SESTRAB) – 3314-4571
• Serviço de Fiscalização de Alimentos (SEFAL) – 3314-4572
• Serviço de Fiscalização de Estabelecimentos de Interesses da Saúde (SEFIS) – 3314-4573
• Serviço de Análise e Aprovação de Projeto Básico de Arquitetura (SEARQ) – 3314-4574
• Serviço de Fiscalização de Medicamentos (SEFMED) – 3314-4575
• Serviço de Educação Sanitária (SES) – 3314-4576
Tanto a CVS quanto os serviços atendem de segunda a sexta-feira (exceto feriados) das 7h às 11h e das 13h às 17h.
A Vigilância Sanitária desenvolve ações para eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.
Além disso, desenvolve ações educativas e preventivas com temas voltados para a Vigilância Sanitária, meio ambiente e Saúde do Trabalhador.