Menu
Menu
Busca terça, 21 de maio de 2024
TJMS Maio24
Saúde

Com surto de doenças respiratórias, Campo Grande decreta estado de emergência

Segundo a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, mais médicos, enfermeiros e técnicos foram convocados para aturar nas unidades

30 abril 2024 - 17h10Brenda Leitte    atualizado em 30/04/2024 às 17h13

A Prefeitura de Campo Grande decretou estado de emergência na Capital, devido a um surto de doenças respiratórias que está causando lotação nas unidades de saúde da Cidade. O anúncio foi feito pela secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, na tarde desta terça-feira (30), durante coletiva de imprensa.

O decreto de situação de emergência visa agilizar a mobilização de recursos e equipes para enfrentar o aumento significativo no número de casos de doenças respiratórias na Capital, que vêm acontecendo nos últimos dias.

Acompanhada da equipe técnica da Sesau (Secretaria Municipal Saúde), a secretária também anunciou as medidas de enfrentamento que passam a ser adotadas pelo Município, a partir do Decreto de Situação de Emergência publicado no fim da tarde de hoje (30), no Diogrande.

“Nós observamos que há cerca de três semanas, teve um aumento expressivo da circulação do Vírus Sincicial respiratória, e não só a circulação, causando problemas graves e necessitando de uma maior internação, resultando em uma superlotação. Essa superlotação é, não somente nos hospitais, mas principalmente nas UPAs.

A situação se deve ao aumento exponencial de doenças de trato respiratório, observadas também nas principais cidades do Brasil e dos países da América do Sul.

“Se compararmos com o período de início de janeiro e agora, em termos numéricos estamos com 1033 casos de síndrome respiratória grave. No ano passado, nesse mesmo período, tínhamos um pouco a mais até, também vivenciamos essa sazonalidade, mas o que chama muito a nossa atenção esse ano é que já temos 5 mortes por Influenza até agora. Queremos que a população entenda a gravidade disso e adote as medidas de prevenção, como uso de máscaras, a lavagem das mãos, uso do álcool em gel, etc.”, destacou.

Vale ressaltar que a vacina contra Influenza está disponível em Campo Grande, no entanto, segundo dados da Sesau, apenas 17% do público-alvo está vacinada.

Ocupação

De acordo ainda com a secretária, a ocupação de leitos na Capital está acima de 100%. “Nós estamos acompanhando e fiscalizando as unidades de saúde. Nessa segunda-feira (29), tivemos um número maior de atendimentos. Na segunda passada tivemos 6,5 mil atendimentos, e a média é de 4 a 4,5 mil atendimentos. Tivemos aí um número bem expressivo”.

Conforme relatou Rosana, os leitos de CTI pediátrico e neonatal estão 100% ocupados na Capital, atualmente. “Umas das medidas é ampliar esses leitos, onde está havendo maior necessidade”

A média de atendimento nas unidades de Saúde está entre 2h30 até 4h30. Na rede privada a média está semelhante, ou seja, é um problema em toda a Campo Grande, independente se utiliza a rede pública ou privada”

Medidas adotadas pelo Município

Conforme a secretária, foi disponibilizado reforço nas UPAs da Capital. “Nós aumentamos um médico em todas as unidades da Cidade, e dois médicos para a UPA Leblon, que é onde tem uma maior procura, uma maior rotatividade.

Também foram convocados enfermeiros e técnicos para atuarem na classificação de risco e está sendo estudada a convocação de demais profissionais para darem apoio as unidades diante a grande demanda.

“Nós estamos em tratativas, desde a semana passada, com a Santa Casa. Eles vão aumentar, no mínimo 10 leitos nos próximos dias. Independente, temos 10 ‘mini hospitais’ que são as unidades, onde estamos estudando estratégias para acolher esses pacientes nesse momento preocupante”, pontuou.

Segundo o último InfoGripe da Fiocruz, com dados do Ministério da Saúde, em Mato Grosso do Sul, com destaque para a Capital, está em um tendencia crescente, tendo a possibilidade ainda de aumenta de casos nos próximos dias.

 
JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Teste de HIV em Campo Grande
Saúde
Campanha oferece voucher de R$ 50 para quem fizer teste de HIV na Capital
Durante o ano de 2024, o registro atinge 65 mortes até o momento
Saúde
Covid-19: MS registra 24 novos casos confirmados da doença, mas segue sem mortes
Síndromes gripais nas unidades de saúde da Capital
Saúde
Com 16 vítimas até agora, mortes por gripe 'tipo A' crescem na Capital
Complexo de Saúde do Aero Rancho -
Saúde
Prefeitura fecha contrato para reforma do Complexo de Saúde do Aero Rancho
UPA Coronel Antonino
Saúde
Plantão UPAs: Confira escala médica deste sábado em Campo Grande
Imagem Ilustrativa
Saúde
'Sangue LGBTQIA+ Salva Vidas': Hemosul funciona até as 17h neste sábado
Dr. Guilherme Bittner
Saúde
JD1TV: Mudanças climáticas podem causar problemas crônicos na pele, diz dermatologista
Saúde e Bem Estar acontecerá no 1º Congresso Nacional Tatiana Salazar
Saúde
Saúde e Bem-Estar acompanha congresso de odontologia nesta sexta
Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e de outras arboviroses, como zika e chikungunya
Saúde
Dengue em MS: número de casos confirmados da doença chega a 8,6 mil
Centro Regional de Saúde Dr. Antônio Pereira
Saúde
Prefeitura desmente sobre fechamento de atendimento 24h no posto do Tiradentes

Mais Lidas

Francisco Jr. foi socorrido em estado grave e levado para uma unidade de saúde
Polícia
JD1TV: Moto de influenciador da Capital explode em acidente na BR-060, em Sidrolândia
Baderneiro morre ao ser baleado por sargento da PM a paisana na Lord Pub
Polícia
Baderneiro morre ao ser baleado por sargento da PM a paisana na Lord Pub
Sem vergonha, homem se esfrega em mulher durante show evangélico; vídeo
Polícia
Sem vergonha, homem se esfrega em mulher durante show evangélico; vídeo
Vereador Lívio Leite
Justiça
Vaga de Claudinho Serra na Câmara será de Dr. Lívio