Menu
Menu
Busca domingo, 15 de março de 2026
Sebrae Delas - Mar26
Saúde

MS ganha centro de monitoramento de possíveis casos do Coronavírus

Centro de Operações criado pelo Governo do Estado do MS terá como objetivo prevenção e controle das avaliações do vírus

31 janeiro 2020 - 10h15Sarah Chaves, com informações da assessoria

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) criou o Centro de Centro de Operações de Emergência (COE/MS), para tratar de assuntos referentes ao Novo Coronavírus (nCoV), com o objetivo de auxiliar na definição de diretrizes estaduais para vigilância, prevenção e controle, bem como o acompanhamento e avaliação das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado.

A criação antecipa qualquer evidência do vírus já que não foram detectados casos suspeitos no Estado. A instituição do Centro de Operações de Emergência (COE/MS) foi publicada na edição desta sexta-feira (31), no Diário Oficial do Estado (DOE).

Segundo a resolução, COE/MS será composto por integrantes da SES envolvidos na atuação em situações de emergências de saúde, de acordo com a estrutura existente na Secretaria.

O COE/MS tem como atribuições coordenar e executar as ações da saúde no âmbito estadual junto aos demais grupos, comissões, comitês, câmaras que atuam em situação emergencial relacionadas ao Novo Coronavírus. Também irá elaborar as Notas Técnicas e Informativas ou de procedimentos segundo a classificação da emergência, e as ações relativas à resposta rápida relacionadas ao nCoV.

O Centro de Operações também irá apoiar os municípios na estruturação das Vigilâncias em Saúde. Assim como monitorar os informes de alerta dos órgãos de acompanhamento para execução dos planos de ação em tempo oportuno.
O COE/MS irá Implantar e manter atualizados o cadastro de recursos humanos, materiais e equipamentos a serem convocados e utilizados em situação de emergência. Também irá executar a distribuição e o controle dos medicamentos, insumos farmacêuticos e produtos para a saúde necessários ao abastecimento da população.

Outra atribuição será a capacitação de recursos humanos para atuação frente à epidemia na vigilância, diagnóstico e tratamento do Novo Coronavírus. Também irá Sensibilizar os gestores e lideranças comunitárias para a adoção de medidas preventivas, assim como elaborar cenários para atendimento da epidemia.

A SES encaminhou nesta semana, nota técnica aos profissionais de saúde dos 79 municípios, orientando sobre as ações a serem adotadas em caso de surgimento de pessoas com os sintomas da doença e de como proceder com a coleta de amostras para exames.

A Secretaria recomendou às equipes de vigilância epidemiológica municipais, bem como serviços de saúde, a estarem alertas aos casos de pessoas com sintomatologia respiratória e que apresentam histórico de viagens para áreas de transmissão local do vírus, que tenha vínculo ou contato próximo com caso suspeito de novo corona vírus nos últimos 14 dias.

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Hemodiálise recebem novos repasses
Saúde
Ministério da Saúde aumenta em 15% os repasses para hemodiálises
Inquérito civil apura falta de acesso a ecocardiograma fetal pelo SUS em Campo Grande
Saúde
Inquérito civil apura falta de acesso a ecocardiograma fetal pelo SUS em Campo Grande
Médicos participaram do Saúde e Bem-Estar
Saúde
JD1TV: Especialistas reforçam importância da informação e da doação de órgãos
As áreas técnicas terão prazo máximo de 180 dias para efetivar a oferta no SUS
Saúde
SUS passa a adotar antibiótico para prevenir sífilis e clamídia
Pesquisadoras do Humap participam de treinamento internacional em Buenos Aires
Saúde
Pesquisadoras do Humap participam de treinamento internacional em Buenos Aires
MPMS abre investigação sobre negativa de tratamento cardíaco por plano de saúde
Saúde
MPMS abre investigação sobre negativa de tratamento cardíaco por plano de saúde
Campo Grande passa a usar raio-X com Inteligência Artificial para diagnóstico rápido de HIV
Saúde
Campo Grande passa a usar raio-X com Inteligência Artificial para diagnóstico rápido de HIV
Anvisa libera medicamentos para diabetes, câncer de mama e angioedema
Saúde
Anvisa libera medicamentos para diabetes, câncer de mama e angioedema
Mpox
Saúde
Sobe para 140 número de casos confirmados de Mpox no país, em 2026
Drª Mariana, responsável pelo tratamento, e Thielly, a paciente
Saúde
Tratamento metabólico ajuda empresária a perder 14 kg em Campo Grande

Mais Lidas

Crime aconteceu no Portal da Lagoa, em Campo Grande
Polícia
Jovem é assassinado a tiros na frente de casa em bairro de Campo Grande
Elizangela Arce Correa não sobreviveu ao ataque
Justiça
Assassinato brutal de mulher no Los Angeles: réus são absolvidos e crime fica impune
Douglas Alves Mandu - Foto: Reprodução / Redes Sociais
Justiça
Justiça concede medida protetiva a menina estuprada por pastor com cargo na prefeitura
Agência do INSS
Economia
INSS alerta para golpe com aplicativo falso de reembolso