Menu
Menu
Busca terça, 23 de dezembro de 2025
Senar Institucional -
Saúde

SES identifica novos casos da variante K da gripe em MS

Ao todo, Estado soma 12 pacientes com idades entre 3 meses e 87 anos e moram em cinco cidades

23 dezembro 2025 - 16h12Sarah Chaves

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou a identificação de nove novos casos da variante K da Influenza A (H3N2) em Mato Grosso do Sul, elevando para 12 o total de registros confirmados no Estado. Os casos foram detectados em moradores de Campo Grande, Costa Rica, Nioaque, Ponta Porã e Três Lagoas, com pacientes que variam de 3 meses a 87 anos de idade.

Segundo a SES, todos os novos casos estão em investigação epidemiológica. Informações complementares já foram solicitadas aos municípios de residência dos pacientes para subsidiar a análise do cenário e identificar possíveis vínculos epidemiológicos. Até o momento, não há indicação de alteração no padrão de circulação do vírus no Estado.

A SES reforça a importância da manutenção das medidas preventivas já previstas em alertas epidemiológicos e notas técnicas vigentes, incluindo cuidados respiratórios, atenção aos sinais e sintomas e a busca por atendimento de saúde em casos de agravamento clínico, especialmente entre crianças, idosos e pessoas com comorbidades.

A Secretaria esclarece que a Influenza A (H3N2) é um vírus que já circula de forma regular no país. Pessoas com síndrome gripal ou síndrome respiratória aguda grave podem estar infectadas por diferentes agentes virais, como Influenza A (H1N1 ou H3N2), Influenza B, covid-19 ou outros vírus respiratórios. A identificação de subclados e variantes, como o K, ocorre por meio de sequenciamento genético realizado no âmbito da vigilância laboratorial.

A vacinação contra a influenza segue como a principal estratégia de prevenção. Conforme dados do Ministério da Saúde, Mato Grosso do Sul já aplicou 1.103.949 doses do imunizante. Desse total, 407.835 foram destinadas aos grupos prioritários, que somam uma população-alvo de 668.371 pessoas, resultando em cobertura vacinal de 61,02%.

Para a execução da campanha, o Estado recebeu 1.305.860 doses da vacina contra a influenza, das quais 1.299.280 já foram distribuídas aos municípios. Atualmente, o estoque sob gestão da SES é de 6.580 doses. A Secretaria destaca que os municípios receberam quantitativo suficiente para atender 100% da população prioritária, com novos envios realizados conforme solicitação.

A vacinação permanece disponível para grupos especiais ainda não imunizados e integra a rotina de crianças, idosos e gestantes. A dose aplicada em 2025 é única anual. Em 2026, a vacina atualizada será encaminhada pelo Ministério da Saúde, tradicionalmente a partir de março. .

Reportar Erro
Energisa Michel Telo - Dez/25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Alir Terra, presidente da Santa Casa
Saúde
Santa Casa pode remanejar pacientes após paralisação de funcionários
Reunião realizada no dia 18 de dezembro teve como foco a avaliação das ações
Saúde
Atendimento a indígenas quase triplica no Hospital Universitário da UFGD
Ministério da Saúde ao anunciar a criação do primeiro hospital público inteligente do Brasil
Saúde
Senado autoriza empréstimo de US$ 320 milhões para hospital inteligente no Brasil
 Orientação é observar bem a embalagem
Saúde
Cresce alerta sobre uso irregular de canetas emagrecedoras no país
Foto: Secom PMI
Saúde
Lei garante mamografia pelo SUS a mulheres a partir de 40 anos
Saúde e Bem-Estar: Profissional bariátrico debate cirurgias x canetas emagrecedoras
Saúde
Saúde e Bem-Estar: Profissional bariátrico debate cirurgias x canetas emagrecedoras
Pacientes da área verde aguardando encaminhamento
Saúde
Saúde aposta em leitos de retaguarda para aliviar superlotação da Santa Casa
A proporção ideal, segundo Jacqueline, é cerca de 1/4 do prato com carboidratos e outro 1/4 com proteína
Saúde
Equilíbrio no fim de ano: nutricionista dá dicas para aproveitar as festas sem culpa
Justiça autoriza greve dos odontologistas caso prefeitura não cumpra acordo em 15 dias
Saúde
Justiça autoriza greve dos odontologistas caso prefeitura não cumpra acordo em 15 dias
Prefeitura pode ficar sem recursos para saúde após CMS reprovar relatório de Campo Grande
Saúde
Prefeitura pode ficar sem recursos para saúde após CMS reprovar relatório de Campo Grande

Mais Lidas

VÍDEO: Motociclista morre ao bater em caminhonete, cair e ser atropelado por caminhão na Guaicurus
Polícia
VÍDEO: Motociclista morre ao bater em caminhonete, cair e ser atropelado por caminhão na Guaicurus
Carro foi parar na vegetação após a colisão
Polícia
Família que se envolveu em acidente vinha de São Paulo para passar o Natal na Capital
VÍDEO: Criminosos invadem Damha, furtam cofre com armas e abandonam material sob pontilhão
Polícia
VÍDEO: Criminosos invadem Damha, furtam cofre com armas e abandonam material sob pontilhão
Ocorrência aconteceu próximo ao Autódromo Internacional de Campo Grande
Trânsito
URGENTE: Duas pessoas morrem em acidente entre carros na BR-262, em Campo Grande