Menu
Menu
Busca segunda, 02 de fevereiro de 2026
Saúde

Sesi imunizou 13,4 mil trabalhadores da indústria em 2018

Além de receberem a vacina contra a gripe H1N1, os trabalhadores foram orientados acerca da importâncaia da imunização

12 dezembro 2018 - 09h32Da Redação    atualizado em 12/12/2018 às 09h49

Se estar vacinado é a forma mais eficaz de combater diversas doenças, trabalhadores da indústria de Mato Grosso do Sul podem se considerar prevenidos contra a gripe H1N1 graças a campanha de imunização do Sesi, realizada todos os anos desde 2014. Somente neste ano, a campanha iniciada em maio, na Energisa, em Campo Grande (MS), já alcançou 118 industriais do estado e imunizou 13.489 trabalhadores em todos os 79 municípios.

Além de aplicar as vacinas nas dependências das indústrias, o Sesi oferece orientações sobre a importância de imunizar os trabalhadores, considerada pelo Ministério da Saúde como uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe. “As vacinas diminuem a transmissão da doença na população em geral porque, ao me vacinar, deixo de pegar a doença e de ser uma fonte transmissora, especialmente dentro de um ambiente como o da indústria, onde existe uma grande aglomeração de trabalhadores”, explicou a diretora de Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi, Adriana Sato.

Ela acrescenta que o ideal é que a maior parcela dos trabalhadores da indústria esteja vacinada. “Desta forma, o vírus não circula e aquela minoria que, por alguma razão, como uma alergia à vacina, não está protegida, acaba não pegando a doença”, reforçou, completando que, anualmente, as indústrias do Estado têm um prazo, que se inicia entre janeiro e fevereiro, para aderir à campanha de vacinação do Sesi e agendar as datas de aplicação das doses.

Em 2018 foram oferecidas as vacinas trivalente, que imuniza contra dois vírus da influenza A e influenza B, e a quadrivalente, que além desses vírus imuniza contra uma segunda cepa do vírus da influenza B. O mês de maio foi escolhido para o início da aplicação das doses porque o período antecede a maior incidência de gripe e outras doenças respiratórias.

Campanha 2019

Para o ano que vem, a expectativa do Sesi é superar o número de trabalhadores vacinados ou, pelo menos, atingir o mesmo número de 2018 e, desta forma, continuar contribuindo com a saúde da sociedade, afirma o gerente do Sesi de Campo Grande, Helton Leal, que coordena a campanha.

“Nosso objetivo maior com a campanha é beneficiar o trabalhador da indústria, proporcionando um ambiente saudável e, consequentemente, melhorando a produtividade e reduzindo os indicadores de absenteísmo. Nossos horários são 100% flexíveis, com a possibilidade de aplicação das doses até mesmo no período da madrugada, sempre para assegurar que não haja nenhum tipo de comprometimento do processo produtivo da indústria”, destacou Helton Leal.

As indústrias interessadas em distribuir as vacinas contra a gripe aos colaboradores em 2019 devem ficar de olho na abertura da etapa de reservas e pré-aquisição das doses, que todos os anos é divulgada no site e redes sociais do Sesi.

Desde a primeira campanha de vacinação do Sesi nas indústrias do Estado, iniciada em 2014, pelo menos 60 mil trabalhadores já foram imunizados contra o vírus influenza. Enquanto em 2018 foram 13.489 doses aplicadas e a expectativa é dobrar o número de imunizações e chegar a 27 mil doses em 2019, espera Helton Leal, que coordena a campanha.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Santa Casa de Campo Grande
Saúde
Justiça dá 3 dias para prefeitura quitar débito de R$ 7 milhões com a Santa Casa
Vírus Nipah
Saúde
Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil
Hospital oferece oportunidades em 60 especialidades
Oportunidade
Inscrições de concurso para médicos no HU-UFGD é prorrogado até dia 5 de fevereiro
Dr. Gustavo Rapassi
Saúde
Saúde e Bem-Estar: Cirurgião detalha tratamentos e indicações para transplante de fígado
Foto: Reprodução Denúncia
Cidade
Denúncia aponta que terreno 'abandonado' no Centro tem até família de lobinhos
Anvisa aprova cultivo de cannabis por empresas e amplia acesso
Saúde
Anvisa aprova cultivo de cannabis por empresas e amplia acesso
Cannabis poderá ser usada na produção de remédios
Saúde
Anvisa discute nesta quarta regras para a produção de cannabis no país
Com fluxo definido e equipes capacitadas, SES inicia aplicação do Nirsevimabe e amplia proteção de bebês em todo o território sul-mato-grossense
Saúde
Com mais de 400 doses, SES inicia estratégia de imunização contra o VSR em fevereiro
Sal foi reprovado em teste de iodo; pó contém materiais plásticos
Saúde
Anvisa suspende venda de sal grosso e pó para decoração
Tomógrafo de última geração reforça parque tecnológico do Hospital Regional
Saúde
Tomógrafo de última geração reforça parque tecnológico do Hospital Regional

Mais Lidas

Bombeiros e Samu chegaram a ser acionados
Polícia
Jovem é assassinado a tiros após brigar com dono de conveniência no Lageado
Lucas estava desaparecido desde o dia 24
Polícia
Jovem desaparecido no Nova Lima é encontrado morto em área de mata
Polícia Científica esteve no local do homicídio | Imagem ilustrativa
Polícia
Homem é assassinado a tiros na frente de condomínio e suspeito foge em Gol em MS
Militar do Corpo de Bombeiros sofre perseguição da ex-mulher
Polícia
Sargento dos Bombeiros é perseguido pela ex-mulher e recebe 100 ligações em um dia em MS