Menu
Menu
Busca sexta, 19 de abril de 2024
TJMS Abril24
Saúde

Teleinterconsulta leva atendimento médico especializado a população

Expectativa é, futuramente, expandir o serviço para 73 unidades de saúde

02 novembro 2022 - 16h44Evelyn Thamaris

Promovendo o acesso a saúde em Campo Grande, o serviço de teleinterconsulta já atendeu diversas pacientes com consultas a médicos especialistas. O trabalho possibilita o atendimento a pessoas em casa, como é o caso daqueles que possuem dificuldade de se locomover.

A médica Maria Eduarda Trennepohl Souza, residente em Saúde da Família e Comunidade na USF Santa Emília, teve a iniciativa de associar a Teleinterconsulta ao atendimento domiciliar de uma paciente idosa. Dona Rosa, 85 anos, possui quadro importante de perda de acuidade visual, o que dificulta o seu deslocamento até a unidade, associada a uma insuficiência cardíaca. Tal condição faz com que a paciente precise ser acompanhada por um médico cardiologista, o que é possível com a Teleinterconsulta.

” A Telinterconsulta é muito importante e veio para revolucionar o cuidado com o paciente na Atenção Primária. A ferramenta vem para quebrar barreiras e dar o acesso a pacientes que têm dificuldade de se locomover até um centro especializado, seja pela sua condição clínica ou posição geográfica.  E isso possibilita o acesso e um outro nível de cuidado”, diz.

A médica destaca que a ferramenta também possibilita a troca de experiências entre profissional da Atenção Primária e médico especialista proporcionando assim um ganho pessoal. ” Para nós também é um aprendizado, pois podemos discutir tratamentos e melhores condutas para tratar cada paciente. Esse cuidado conjunto é fundamental e proporciona uma melhor assistência aos pacientes que são acompanhados no dia a dia da unidade”, comenta.

Através da web conferência, o profissional de saúde utiliza estratégias de atendimento compartilhado entre paciente, médico assistente e especialista. A Capital foi a primeira cidade em Mato Grosso do Sul a instituir o programa na Atenção Primária.

Inicialmente, o serviço de Teleinterconsulta foi implementado em duas unidades de saúde: USF Moreninhas e USF Tiradentes e foi expandido para outras oito unidades: USF Batistão, USF Coophavila, USF Parque do Sol, USF Itamaracá, USF Vida Nova, USF Noroeste,  USF Oliveira e USF Santa Emília.

A expectativa é, futuramente, expandir o serviço para as 73 unidades de saúde que compõem a Atenção Primária. Hoje, o serviço oferta atendimentos nas áreas de cardiologia e psiquiatria. Existe a expectativa para ampliar a oferta para outras especialidades, como alergia e imunologia, angiologia, cirurgia geral, dermatologia, endocrinologia, hematologia, infectologia, mastologia, pneumologia, neurologia, oftalmologia, psiquiatria, urologia, entre outras.

São atendidos pelo serviço pacientes que tenham indicação do médico da unidade. Considerando que o serviço é voltado a atender pacientes pertencentes a área de abrangência de cada unidade, hoje o Teleinterconsulta contempla mais de 100 mil pessoas. O quantitativo é referente a estimativa de usuários que são atendidos nas nove unidades onde o programa está implementado.

O programa prevê ainda a qualificação dos encaminhamentos para a atenção especializada, diminuição do tempo de espera para o atendimento especializado presencial, atuando na queda da demanda reprimida nos deslocamentos dos usuários, reduzindo gastos com transporte.

A implantação do Programa Municipal de Teleinterconsulta  é fruto da parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), com o Laboratório de inovação na atenção primária à saúde (INOVAAPS) e o Laboratório de inovação tecnológica em saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS).

JD1 No Celular

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

OMS teme que gripe aviária seja transmitida entre humanos
Saúde
OMS teme que gripe aviária seja transmitida entre humanos
Doses estão atualizadas para proteger contra a variante XBB
Saúde
Covid-19: novas vacinas chegam na próxima semana
Saúde e Bem-Estar terá cardiologista para falar sobre arritmia e tratamento
Saúde
Saúde e Bem-Estar terá cardiologista para falar sobre arritmia e tratamento
Lacen de Mato Grosso do Sul é destaque na Anvisa por 'qualidade técnica'
Saúde
Lacen de Mato Grosso do Sul é destaque na Anvisa por 'qualidade técnica'
Com doses próximas do vencimento, Saúde amplia vacinação contra dengue
Saúde
Com doses próximas do vencimento, Saúde amplia vacinação contra dengue
Aedes aegypti, o mosquito da dengue
Saúde
Brasil se aproxima das 1400 mortes por dengue em 2024
Mosquitos Aedes aegypti
Saúde
Dengue em MS: sobe para 14 o número de mortes causadas pela doença este ano
Teste de covid
Saúde
Covid-19: MS confirma 260 novos casos da doença na última semana
O município é o único do Brasil com a imunização contra a dengue feita em massa e de graça
Saúde
Dourados terá 'Dia D' de vacinação contra a dengue no sábado
Brasil registrou 80.012 novos casos de tuberculose em 2023
Saúde
Brasil registrou 80.012 novos casos de tuberculose em 2023

Mais Lidas

Aeronave de asa rotativa caída na grama no aeroporto
Geral
JD1 Urgente: Helicóptero cai no aeroporto Santa Maria
JD1TV: Após furtar moto, ladrão tenta extorquir soldado do Exército em Campo Grande
Polícia
JD1TV: Após furtar moto, ladrão tenta extorquir soldado do Exército em Campo Grande
Caramelo e Stivizinha
Comportamento
JD1TV: Animais de rua viram 'cãopanheiros' de serviço em atacadista e base da GCM da Capital
Professora grampeia bilhete em camisa de criança de 5 anos em Nova Friburgo
Geral
Professora grampeia bilhete em uniforme de aluno de 5 anos e gera revolta