Menu
Menu
Busca quarta, 24 de abril de 2024
Saúde

Ter o sono perfeito pode começar no dentista

O aparelho usado no tratamento reprograma o cérebro trazendo vários benefícios para o paciente

17 novembro 2018 - 08h00Eveline Marques    atualizado em 18/11/2018 às 14h41

Você é daquelas pessoas que chega a acordar com o próprio ronco? Ou aquela em que o ronco é capaz de ser ouvido lá no outro quarteirão? Ou então acorda com a impressão de que teve um engasgamento? Saiba que existe solução para o seu problema, com um pequeno aparelho usado no tratamento diferenciado que o ortodontista Plácido Menezes, especialista em fisiologia hormonal e respiratória, trouxe para Campo Grande.

O aparelho é usado para reprogramar a parte respiratória, ou seja, ele é multifuncional, pois além de readaptar a respiração no caso do bruxismo, apneia e ronco, ele reprograma a respiração fazendo com que deixe de ser bucal ou mista passando a ser respiração nasal, ou seja, pelo nariz, como deve ser.

Existe uma infinidade de aparelhos para o ronco, o diferencial desse tratamento é justamente a reprogramação do cérebro para o alinhamento da respiração da forma correta. O tratamento é adequado para respirador bucal com a reabilitação neuro oclusal. A regulação das funções proporciona a melhora de sintomas como o estresse, ronco, insônia, sono agitado, ansiedade e depressão.

Resolvendo isso, o sono volta a ser tranquilo e diminui a possibilidade de doenças sérias no sistema digestivo. "Quando respiramos pela boca o ar não é filtrado, não é equalizado e entra nos pulmões sem umidificação. Na respiração nasal, com O² captado pelas fossas nasais, estão indo juntas dezenas de elementos importantes para o desenvolvimento presentes na lágrima que umidifica o ar que vai para os pulmões, como por exemplo, a IgA (imunoglobulina) e demais fatores químicos. Na falta, os pulmões podem apresentar diversos problemas como, por exemplo, bronquite de repetição”, detalha o dentista.

Existem vários fatores que leva a pessoa a roncar, como a obesidade ou a pessoa pode ser um respirador bucal severo ou misto. O ronco na verdade não é uma doença, ele é um alerta para uma doença mais grave, como apneia ou até mesmo um infarto. Plácido explicou para o JD1 Noticias que o tempo de tratamento é muito relativo, pois depende do grau de respirador bucal é o paciente, além de outros fatores que a pessoa já pode ter, como bruxismo, apneia e outras disfunções no corpo, e até casos de casos de distúrbios hormoanais. 

As maiorias das pessoas acreditam respirar somente pelo nariz, mas existem sintomas que podem identificar o respirador bucal, como boca seca, gengiva avermelhada entre outros fatores. Existem vários tipos de respiradores bucais, o severo é aquela pessoa que respira o dia todo pela boca e a mista, que é aquele que respira mais dessa maneira no período noturno. A respiração mista é a mais complicada, pois a pessoa corre o risco de sofrer apneia, que ao longo do tempo vai forçando o coração, aumentando o risco de um infarto. Além desses fatores, existe a deficiência na produção hormonal, porque as pessoas precisam de um porte de oxigenação ideal para fabricar a produção de hormônios na plenitude, e o respirador bucal não faz isso a contento por inalar uma baixa quantidade de oxigênio. Na respiração nasal o ar é filtrado, aumentando a proporção da oxigenação nos pulmões.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Aedes aegypti, mosquito causador da dengue e de outras arboviroses, como zika e chikungunya
Saúde
Chega a 15 o número de mortes por dengue em MS este ano
Teste Covid-19
Saúde
Covid-19: MS confirma 29 novos casos da doença em uma semana
Médicos
Saúde
Confira a escala médica nas UPAs da Capital neste domingo
Cigarro eletrônico
Saúde
Por unanimidade, Anvisa mantém proibição de cigarros eletrônicos
Plantão de vacinação
Saúde
Shopping Bosque dos Ipês tem plantão de vacinação neste sábado
Veja a escala médica na UPA mais próxima de você neste sábado
Saúde
Veja a escala médica na UPA mais próxima de você neste sábado
Anvisa forma maioria e mantém proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil
Saúde
Anvisa forma maioria e mantém proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil
OMS teme que gripe aviária seja transmitida entre humanos
Saúde
OMS teme que gripe aviária seja transmitida entre humanos
Doses estão atualizadas para proteger contra a variante XBB
Saúde
Covid-19: novas vacinas chegam na próxima semana
Saúde e Bem-Estar terá cardiologista para falar sobre arritmia e tratamento
Saúde
Saúde e Bem-Estar terá cardiologista para falar sobre arritmia e tratamento

Mais Lidas

AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Polícia
AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Capitão Leonardo Mense partiu durante a noite de sábado (21)
Polícia
'Imenso legado': Capitão Mense é homenageado por autoridades e instituições de MS
 Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) -
Justiça
MPMS investiga fraude em concurso da prefeitura de Sonora e recomenda suspensão
"Eu não tenho dúvida que o Beto Pereira terá capacidade, se eleito for, de fazer as grandes transformações e reformas que Campo Grande precisa", enfatiza ex-governador.
Política
JD1TV: Reinaldo diz que problemas locais "pesarão mais" que Bolsonaro