Apesar da queda no úmero de casos de Covid-19 em todo o país, a doença ainda está em circulação, sendo assim a população de Campo Grande segue contando com a oferta de testes gratuitos para detecção do vírus. São mais de 70 unidades oferecendo o serviço.
Excepcionalmente nesta e na próxima semana, as unidades de saúde estarão funcionando com horário diferenciado em razão do período de recesso. Desta forma, os horários de atendimento para testagem e demais serviços sofrerão alteração. A partir do dia 06 de janeiro, as unidades voltam a funcionar em horário normal.
Ao total são 74 unidades básicas da saúde da família distribuídas em sete regiões urbanas além de distritos do município. O serviço é disponibilizado de maneira gratuita sem necessidade de agendamento prévio. Aos sábados e feriados, o serviço fica disponível somente nas unidades de plantão referenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).
Para orientar o usuário sobre onde buscar atendimento, a Sesau disponibiliza uma plataforma onde é possível localizar a unidade de saúde mais próxima. Basta digitar o CEP ou endereço de residência. (Clique aqui).
“ Com o acesso da população facilitado aos testes podemos oportunizar um diagnóstico mais precoce e, desta forma, reduzir a circulação do vírus. O diagnóstico correto é fundamental para propor quaisquer medidas relacionadas à prevenção e ao prognóstico da infecção”, comenta o secretário municipal de Saúde Dr. Sandro Benites
O teste é recomendado para pessoas que apresentam sintomas respiratórios, como tosse, coriza, febre e dor de cabeça. No caso do teste de antígeno, o resultado fica disponível em no máximo 20 minutos. Quem tiver o resultado positivo já tem a orientação e encaminhamento para unidade de saúde de referência para atendimento.
O paciente conta ainda com o serviço de Teleantedimento da Sesau, onde ele pode entrar em contato pelo número 2020-2170 e receber orientações de um profissional sobre as medidas de prevenção e onde buscar atendimento, caso seja necessário. O serviço funciona diariamente, das 7h às 19h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
A procura por testes de Covid-19 na Rede Municipal de Saúde teve um aumento a partir do mês de novembro. A média atual é de 160 testes realizados por dia. A taxa de positivo também apresentou aumento gradativo na 44ª semana epidemiológica em diante, chegando ao índice atual de 30%. Em 2022, foram confirmados 93,6 mil casos e 478 óbitos provocados pela Covid-19 em Campo Grande, conforme boletim epidemiológico do último dia 21 de dezembro.
JD1 No Celular
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Pessoas com comorbidades podem tomar vacina bivalente contra covid-19

Remédios sofrem reajuste de 5,6% no preço

JD1TV: Diretoras do LabClin ressaltam importância do atendimento acolhedor

Fiocruz fecha parceria para produzir mosquitos de "combate" à dengue

Mais 69 enfermeiros e técnicos de enfermagem são nomeados na Capital

OMS está monitorando nova variante da Covid

Saúde recebe apoio nacional para prevenção da transmissão do HIV em MS

JD1TV: Centro de Especialidades Odontológicas da Capital sofre depredações e furto

Brasil bate marca de 700 mil mortes por Covid
