A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) recebe nesta quarta-feira (3) um lote de 10.755 doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), enviado pelo Ministério da Saúde. A remessa marca o início da oferta do imunizante pelo SUS no Estado. As doses serão conferidas, armazenadas e disponibilizadas para retirada pelos municípios na Rede de Frio estadual, conforme cronograma pactuado.
Destinado a gestantes a partir da 28ª semana, o imunizante permite a transferência de anticorpos pela placenta, protegendo os recém-nascidos no período de maior vulnerabilidade. O VSR é responsável por grande parte das infecções respiratórias e por 60% das pneumonias em crianças menores de 2 anos.
O gerente de Imunização da SES, Frederico Moraes, destaca que a campanha representa um avanço na prevenção da bronquiolite. "Esta vacina é um marco na saúde pública, pois nos permite intervir na proteção do bebê antes mesmo do nascimento. Estruturamos toda a rede e capacitamos os 79 municípios para garantir que o imunizante chegue de forma rápida e segura. É fundamental que as gestantes a partir da 28ª semana procurem a unidade de saúde, pois essa dose será determinante para reduzir internações, evitar complicações graves e salvar vidas de nossos recém-nascidos contra a bronquiolite", alertou.
Logística e distribuição
Para viabilizar a implantação da nova vacina, a SES concluiu o treinamento das equipes municipais, organizou fluxos de atendimento e padronizou procedimentos nas Unidades Básicas de Saúde. As orientações incluem acolhimento das gestantes, conferência da idade gestacional, organização das salas de vacina e registro adequado das doses.
A distribuição aos 79 municípios começa nesta quinta-feira (4), em fluxo descentralizado. As secretarias municipais devem retirar as doses diretamente na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição (CEAD), em Campo Grande. A capacitação das equipes abrangeu todos os critérios técnicos, garantindo início uniforme da campanha. Esta primeira remessa será destinada integralmente ao público de gestantes a partir de 28 semanas.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Mais de 20 médicos são convocados para reforçar atendimento na rede de saúde de Campo Grande

Anvisa proíbe venda de leite condensado e dois suplementos

Casos confirmados de dengue quase dobra de uma semana para outra em MS

Vacina contra bronquiolite começa a ser aplicada em Mato Grosso do Sul

Cartão do SUS passa a usar CPF como identificador principal dos usuários

Justiça dá 3 dias para prefeitura quitar débito de R$ 7 milhões com a Santa Casa

Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil

Inscrições de concurso para médicos no HU-UFGD é prorrogado até dia 5 de fevereiro

Saúde e Bem-Estar: Cirurgião detalha tratamentos e indicações para transplante de fígado

A distribuição aos 79 municípios começa nesta quinta-feira (4) (Foto: Saul Schramm)



