Um novo malware chamado ToxicPanda, que realiza transferências bancárias fraudulentas e já infectou cerca de 1,5 mil aparelhos Android no mundo inteiro, vem avançando pela América Latina e tem o potencial de atingir dispositivos no Brasil.
O vírus, que já atingiu países em outros continentes como Itália, Portugal, Hong Kong e Espanha, já infectou aparelhos na América do Sul, com o Peru registrando 3,4% das infecções globais, apontando para uma expansão do vírus na malware na região.
Os especialistas Michele Roviello, Alessandro Strino e Federico Valentini explicaram ao THN que o vírus, de origem chinesa, utiliza técnicas sofisticadas, como ATO (account takeover) e ODF (on-device fraud), para realizar transações bancárias diretamente dos aparelhos infectados para dificultar a detecção do crime pelas instituições financeiras.
O malware se infiltra no aparelho se camuflando de aplicativos populares, como Google Chrome e Visa, criando páginas falsas para enganar os usuários, e explora os serviços de acessibilidade do Android para obter permissões e interceptar senhas.
Apesar do número de aparelhos infectados parecer baixo, ele ainda está em fase inicial de operação, e pode se expandir rapidamente nas próximas semanas, conforme infecta novos aparelhos.
Como evitar o malware
Especialistas recomendam que os donos de aparelhos que utilizam o sistema operacional afetado mantenham um antivírus atualizado, realizem varreduras regulares do sistema e evitem fazer downloads de fontes não confiáveis, além de desconfiar de e-mails suspeitos.
Já para os de donos de aparelhos iPhone, que utilizam o sistema operacional iOS, não é necessária preocupação, já que o vírus só atinge aparelhos Android.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Caiu! Falha em rede afeta serviços digitais do Governo de MS

'Meu INSS' apresenta instabilidade no 1º dia de consulta a descontos

Detran ganha assistente virtual e lança novo aplicativo para atender os sul-mato-grossenses

WhatsApp deixará de funcionar em IPhones antigos a partir de segunda-feira

Instagram permitirá compartilhamento de localização em tempo real com seguidores

Não é seu celular! WhatsApp apresenta instabilidades neste sábado

Rodovia MS-040 ganha pontos de wi-fi e amplia conectividade de viajantes

Tropeçaram nos fios: X apresenta instabilidade nesta sexta-feira

Sul-mato-grossenses brilham e conquistam troféus em festival de robótica no DF
