Menu
Menu
Busca sábado, 07 de junho de 2025
Tecnologia

Site de estatísticas com dados sobre crimes na capital e interior será lançado hoje

06 novembro 2012 - 09h53Reprodução/Notícias MS

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) lança nesta terça-feira (06) o site “Estatísticas On-line”, que proporciona acesso imediato às estatísticas criminais atualizadas diariamente com acesso ao banco de dados oficial de registro das ocorrências policiais. Através da ferramenta que divulga os índices de criminalidade do estado, capital e interior, Mato Grosso do Sul passa a ser a primeira unidade da Federação a implantar o sistema que transforma todos os dados gerados a partir de ocorrências registradas nas delegacias físicas e virtuais em estatísticas on-line. O site pode ser acessado através do link http://estatistica.sigo.ms.gov.br/.

As estatísticas disponibilizadas anteriormente a cada três meses pela Sejusp, em cumprimento à Lei da Transparência 12.527/2011, da Lei Estadual 3.464/2007 e da Lei Estadual 3.771/2009, estavam em processo de defasagem, devido à dinâmica das alterações das estatísticas e à agilidade com que os dados precisavam ser noticiados, de acordo com o secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini. “Agora com este sistema vamos proporcionar transparência em tempo real da atividade da segurança pública. As estatísticas que vamos disponibilizar irão mostrar os acontecimentos diariamente. Com isso queremos impedir a divulgação de informações distorcidas”, enfatizou Jacini.

O sistema pretende causar um impacto direto, com a divulgação dos dados, na transparência para consultas das estatísticas pela imprensa e pela população em geral, que também pode ter acesso ao Estatísticas On-line. Trata-se de um sistema independente do Sistema Integrado de Gerenciamento de Gestão Operacional (Sigo), conforme a analista de Tecnologia da Informação, Jaqueline Frozino Costa. “O Estatísticas On-line é um sistema separado, se um usuário estiver realizando consulta das estatísticas não interfere nos registros que estão sendo feitos nas delegacias. O sistema a cada 24 horas faz uma replicação do banco de dados dos registros de Boletins de Ocorrências, gerando as estatísticas para cada tipo de crime”, explicou a analista.

A qualidade das estatísticas disponibilizadas no site foi ressaltada pelo gestor de Estatísticas da Sejusp, Francisco Duarte de Almeida. “As informações são mais precisas, queremos transmitir à população toda a confiabilidade das informações geridas pelo sistema e segurança na análise e divulgação dos dados, além de ser um sistema ágil e rápido”, contou Duarte.

A ferramenta é utilizada com frequência pelas forças policiais modernas como fator de tomada de decisão e como principal ferramenta da gestão estratégica para o desenvolvimento de ações tático-operacionais visando garantir o programa MS Forte Segurança, instituído em 2011, que tem como objetivo reduzir a criminalidade no estado, utilizando como instrumento a inteligência artificial, por meio da análise dos dados estatísticos produzidos pelas instituições da segurança.

Site Estatísticas On-line
Através do site o cidadão poderá ter acesso aos quantitativos dos boletins de ocorrência, mandados cumpridos, veículos recuperados, auto de prisão em flagrante, auto de apreensão em flagrante, armas apreendidas, quantidade de atendimentos do Corpo de Bombeiros Militar do ano de 2012, e ainda as placas de veículos roubados ou furtados das últimas 24 horas.

O portal traz ainda um espaço reservado ao cidadão com informações de pessoas procuradas ou desaparecidas. No mesmo ambiente o cidadão pode ter acesso a informações de registro de boletins de ocorrências on-line, emissão de carteira de identidade e certidões de antecedentes criminais, bem como acessar o disque denúncia 181 e 190.

Via Notícias MS

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Entrega dos novos equipamentos acontece no dia 20
Tecnologia
MS reforça segurança digital com investimento de R$ 1,7 milhão em novos equipamentos
Nesta primeira etapa, serão abertas 5 mil vagas
Tecnologia
Ministério da Tecnologia vai abrir 10 mil vagas para formação de programadores
No Living Lab MS, startups e grandes empresas encontram oportunidades de conexão
Tecnologia
Startups terão investimento para criar soluções para problemas da saúde no Estado
Sede da Anatel
Tecnologia
Anatel se prepara para leilão da 6G em 2026
Imagem ilustrativa
Tecnologia
Caiu! Falha em rede afeta serviços digitais do Governo de MS
'Meu INSS' apresenta instabilidade no 1º dia de consulta a descontos
Tecnologia
'Meu INSS' apresenta instabilidade no 1º dia de consulta a descontos
A apresentação foi feita na terça-feira (6)
Tecnologia
Detran ganha assistente virtual e lança novo aplicativo para atender os sul-mato-grossenses
Imagem Ilustrativa
Tecnologia
WhatsApp deixará de funcionar em IPhones antigos a partir de segunda-feira
Meta disse que nova função vem desativada por padrão nas contas
Tecnologia
Instagram permitirá compartilhamento de localização em tempo real com seguidores
Não é seu celular! WhatsApp apresenta instabilidades neste sábado
Tecnologia
Não é seu celular! WhatsApp apresenta instabilidades neste sábado

Mais Lidas

Rhennan Matheus, de 19 anos, era estudante de Enfermagem
Justiça
Caso Rhennan: acusado de emprestar arma para assassinato vai a júri nesta quinta
Preso que fugiu pela porta da frente de presídio em Campo Grande é pego pelo Garras
Polícia
Preso que fugiu pela porta da frente de presídio em Campo Grande é pego pelo Garras
Caso aconteceu em Ivinhema
Polícia
Preso por estupro, homem tira a própria vida em cela da cadeia em MS
Motociclista não resistiu aos ferimentos
Polícia
JD1TV AGORA: Motociclista morre em acidente em avenida do Nova Campo Grande