Menu
Busca terça, 30 de novembro de 2021
(67) 99647-9098
TJMS nov21
Tecnologia

WhatsApp fora do ar: veja outras alternativas para se comunicar

SMS, Telegram, Signal, Twitter e Discord são algumas das opções dos internautas

04 outubro 2021 - 16h00Gabrielly Gonzalez, com G1

O WhatsApp, aplicativo de mensagens mais popular do Brasil, está fora do ar desde o começo da tarde desta segunda-feira (4). O app caiu junto com o Facebook e Instagram, todos pertencentes à rede social de Mark Zuckerberg. Veja alternativas para se comunicar até a volta dos App's.

SMS: 

Principal ferramenta de troca de mensagens da era pré-WhatsApp, o SMS ainda tem o seu lugar hoje em dia. Ele não depende de conexão com a internet, somente do sinal do celular (que não precisa estar conectado à rede 4G, por exemplo).

O serviço é pago na maioria das operadoras, mas vale conferir o seu plano oferece algum pacote de envios diários. Algumas ofertas incluem SMS ilimitados a um preço baixo por dia.

Por SMS é possível enviar mensagens de texto para qualquer número de celular. O envio de imagens ocorre pelo chamado MMS, que pode custar mais caro e muitas vezes demora para chegar – e vídeo nem pensar.

Telegram:

O Telegram tem praticamente todas as funções do WhatsApp (há quem prefira ele pelos recursos adicionais, como grupos com milhares de membros e agendamento de mensagens). Ele funciona por meio de uma conexão com internet (Wi-Fi, 4G ou 3G).

Lá você vai encontrar figurinhas, opção de mensagens de áudio, vídeo, foto. Também é possível realizar chamadas de voz ou vídeo.

É preciso que os contatos de sua agenda também tenham o aplicativo instalado (a conta é aberta pelo número de telefone).

Signal: 

O Signal também é muito parecido com o WhatsApp e tem foco adicional em privacidade e segurança. Um dos seus trunfos é o envio de mensagens com remetente oculto (apenas um dos participantes precisa divulgar o número para iniciar a conversa).

Por outro lado é um aplicativo mais "sisudo": não há busca integrada de GIFs animados, por exemplo, nem status/stories.

Ele funciona por meio de uma conexão com internet (Wi-Fi, 4G ou 3G). É preciso que os contatos de sua agenda também tenham o aplicativo instalado (a conta é aberta pelo número de telefone).

Twitter:

O Twitter pode ser uma alternativa de comunicação por meio do recurso de mensagens diretas (também chamadas de DMs). Lá é possível trocar mensagens de texto, vídeos, imagens e até áudio.

A diferença dele para outros apps como WhatsApp, Telegram e Signal é que a comunicação não é intermediada pelo número de telefone, mas sim pelas contas dos usuários – o que pode dificultar encontrar determinados amigos, caso eles não tenham um perfil na rede ou você não saiba o nome de usuário deles.

Algumas pessoas deixam as DMs abertas para todos. Outras preferem que somente aquelas que ela segue possam entrar em contato por mensagens – esse ajuste é feito nas configurações da rede social.

Discord: 

O Discord é bastante popular entre gamers, mas tem chamado a atenção de muita gente. Ele é centrado em grupos nos quais centenas de pessoas podem se reunir para conversar sobre determinado tema por meio de mensagens de texto, imagens, GIFs.

Ao entrar no aplicativo é preciso procurar por "servidores", que funcionam como fóruns (alguns deles são privados e exigem um convite do administrador). Dentro de cada servidor é possível criar diversas salas, chamados de "canais", onde são definidos sub-temas.

Os servidores possuem canais para conversar por voz ou por vídeo. Também é possível adicionar amigos para conversar individualmente.

O Discord funciona como uma rede social – para adicionar pessoas é preciso saber seu nome de usuário. Sua interface e recursos lembram bastante a do aplicativo corporativo Slack.

iMessage:

Disponível somente para iPhones e outros produtos da Apple, o iMessage funciona como um híbrido entre SMS e WhatsApp – isso porque ele fica integrado ao aplicativo de mensagens de texto do iOS e do Mac.

É possível enviar mensagens de texto, fotos, vídeos e áudios, mas ele depende de uma conexão com a internet (Wi-Fi, 3G ou 4G). Ele também tem opção para realizar chamadas de vídeo ou voz.

E-mail: 

O bom e velho e-mail também pode dar uma mão nesse momento, especialmente para as conversas profissionais.

Ele não tem os recursos de mensagens instantâneas, então o envio de fotos, vídeos e áudios é diferente (por anexo). Apesar disso, é uma boa pedida para mensagens longas e formais.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Internacional
Paris contará com carros voadores elétricos nas Olimpíadas de 2024
Tecnologia
WhatsApp agora permite criar figurinhas; veja como fazer
Tecnologia
JD1TV: Gestão na pandemia dá mais um prêmio para a Capital
Tecnologia
Saiba mais sobre o “metaverso”, nova tecnologia lançada pelo Facebook
Tecnologia
MS Digital está com 33 obras literárias de autores regionais disponíveis para leitura
Tecnologia
Sem novidades, Instagram apresenta instabilidade no Brasil
Tecnologia
IFood tem nomes de restaurantes alterados com ataques políticos e antivacina
Tecnologia
Zuckerberg anuncia mudança de nome do Facebook
Tecnologia
Facebook e Instagram voltam a funcionar após ficarem 6 horas fora do ar
Tecnologia
WhatsApp, Instagram e Facebook permanecem fora do ar; outras redes começam a falhar

Mais Lidas

Opinião
O "mistério" dos ônibus de Campo Grande
Geral
Vizinhos lamentam morte de motociclista que foi assassinado na Mata do Jacinto
Polícia
Mulher fura sinal vermelho, colide em Celta e capota na Elias Zahran
Polícia
Homem é morto com golpes de capacete após atropelar criança