O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) determinou, em decisão liminar divulgada nesta sexta-feira (23), a suspensão de uma licitação no valor de R$ 799.584,03 realizada pela Defensoria Pública do Estado (DPGE).
O certame tem como objeto o registro de preços para a aquisição de televisores, suportes articulados, móveis e kits de microcomputadores de placa única do tipo Single Board Computers, destinados ao atendimento das demandas da Divisão de Comunicação e Imprensa (DCI) e da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) da instituição.
A decisão é assinada pelo conselheiro Sérgio de Paula e foi adotada após auditores do Tribunal identificarem indícios de irregularidades no procedimento licitatório, que, segundo o TCE-MS, podem comprometer a isonomia entre os participantes.
Entre os achados apontados pela área técnica estão a ausência de divulgação da intenção de registro de preços no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), a falta de documentos comprobatórios que sustentem os quantitativos projetados, além da exigência de comprovação de regularidade fiscal considerada incompatível com o objeto licitado. Também foi identificada a exigência de balanço patrimonial em desconformidade com o prazo legal mínimo, entre outros pontos.
Ao fundamentar a decisão, o conselheiro destacou que, diante dos indícios de irregularidades, torna-se necessária a aplicação de medida cautelar para a suspensão do procedimento licitatório, com o objetivo de permitir o saneamento e o esclarecimento dos achados apontados pela auditoria.
Com isso, foi determinada a imediata suspensão do Pregão Eletrônico nº 90028/2025, permanecendo o certame paralisado até nova decisão da relatoria. O conselheiro também determinou que seja comprovado o cumprimento da decisão no prazo de dois dias úteis, contados a partir da intimação, sob pena de multa no valor correspondente a 500 Uferms.
Além disso, foi determinada a intimação do gestor Pedro Paulo Gasparini, Defensor-Geral para que se manifeste, no mesmo prazo, sobre o conteúdo da decisão liminar.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Promotora cobra controle mensal das obras em Naviraí e faz recomendação à prefeitura

Fiscalização federal provoca "milagre" repentino e mais viaturas do Samu passam a rodar

'Farra das diárias' de vereadores entra na mira do Ministério Público em Deodápolis

Prefeitura faz "maquiagem" às pressas no SAMU para tentar enganar Ministério da Saúde

MPMS investiga servidores públicos por suspeita de acúmulo irregular de cargos e salários

Prefeitura libera R$ 3,4 milhões para hospitais garantirem piso da enfermagem

Ouvidoria da Justiça de MS recebeu mais de 1,6 mil reclamações em 2025

MPMS define Comissão Eleitoral para escolha de Procurador-Geral de Justiça

PMMS abre sistema de promoções; militares têm até 30 de janeiro para atualizar fichas


Sede do TCE-MS - (Foto: Mary Vasques)


