A ministra da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, falou sobre o avanço da agricultura durante a inauguração da nova sede da Associação Sul-mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampasul) na sexta-feira (26), em Chapadão do Sul. O evento também contou com a presença do secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) Jaime Verruk, e autoridades do setor produtivo.
Para Tereza Cristina, a organização do setor tem visão de futuro e estratégias muito bem definidas. “A agricultura brasileira na grande maioria tem seus setores muito bem organizados, e é quem vem carregando o Brasil nos últimos tempos. Gostaríamos que todos os setores estivessem bem, principalmente a indústria, que deu passos para trás nos últimos tempos”, disse.
A ministra falou ainda sobre a necessidade de mudar a imagem que se tem sobre o setor produtivo. “O que me deixa triste é que o povo brasileiro em geral não conhece a força do agro, a determinação e a pujança desse setor. Além disso somos uma grande potência ambiental e não somos reconhecidos como tal. Precisamos todos os dias exercitar essa informação”, lembrou.
Jaime Verruck, cita que um dos pontos fundamentais dentro da política agrícola estadual foi a manutenção feita através do programa de desenvolvimento do PDAGRO do algodão. “Hoje é um programa que nós entendemos que é fundamental para ajudar na competitividade da produção do algodão no Mato grosso do Sul e manter essa competitividade”, disse.
A inauguração da nova sede da Associação teve investimento de mais de R$ 18 milhões e trouxe para o Estado um dos cinco melhores laboratórios de classificação de fibras do algodão do Brasil, considerando a estrutura e tecnologia, amplo espaço administrativo e um centro de eventos multifuncional para mais de mil pessoas.
A solenidade também contou com a presença do presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Milton Garbugio, os prefeitos João Carlos Krug, de Chapadão do Sul, e Waldeli dos Santos Rosa, de Costa Rica, o chefe Geral da Embrapa, Guilherme Asmus, o presidente da Famasul, Mauricio Saito, o diretor-presidente da Copasul, Gervásio Kamitani, e o diretor da Aprosoja/MS, Jorge Michelc, além de diversas outras lideranças e autoridades do setor produtivo, o presidente da Ampasul, Walter Schlatter, realizou o ‘Tour da Colheita do Algodão na Fazenda Minuano’, do Grupo Schlatter, e na Fazenda Pantanal, do Grupo SLC.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

MS Nutri avança e prevê novo espaço para processamento de alimentos na CEASA

Faltando quatro dias, mais de 4 mil cadastros de soja ainda não foram finalizados em MS

Luan Santana é confirmado como primeira atração da Expogrande 2026

Avicultura propõe escola para formação de mão de obra em Mato Grosso do Sul

Desoneração do peixe marca ano de conquistas do agro sul-mato-grossense

Agropecuária e agroindústria impulsionam PIB e espalham crescimento em MS, aponta IBGE

Presença da Fiems marca discussões sobre futuro da citricultura em MS

Projeto Irriga Forte entrega kits de irrigação a produtores na terça-feira

Candidatos aprovados para funções de coveiro e pedreiro são convocados na Capital

Discurso da Ministra da agricultura Tereza Cristina (Guilerme Pimentel)



