Menu
Menu
Busca segunda, 08 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Agronegócio

Boicote imposto pelo Carrefour na França é "ideológico e mercadológico", diz Acrissul

No Brasil, o grupo informou que decisão, de não comercializar carne do Mercosul, valerá apenas para a rede francesa

22 novembro 2024 - 07h49Da redação, com informações do Poder 360 e Infomoney    atualizado em 22/11/2024 às 08h11

Assim como o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), a entidade do setor produtivo no estado, a Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), também criticou o posicionamento da rede Carrefour na França que anunciou que não comercializará mais carne proveniente dos países do Mercosul. 

O CEO do Carrefour na França, Alexandre Bompard, publicou no dia 20 de novembro, uma carta endereçada ao presidente da FNSEA (sigla em francês para Federação Nacional dos Sindicatos de Agricultores da França) em que diz que os produtos sul-americanos não atendem às exigências e às normas francesas, o que tem causado estresse entre os produtores franceses. 

O executivo espera que outros estabelecimentos acompanhem o movimento de boicote. Em nota, o Mapa disse que as alegações sobre o Brasil não cumprir com exigências e normas sanitárias é “mentirosa”.

A Acrissul acompanha o posicionamento e destaca que o ato é "meramente ideológico e mercadológico", visando atrapalhar um possível acordo Mercosul-União Europeia.

O Brasil já se consolidou entre os principais produtores de proteína animal do mundo, garantindo a segurança alimentar de numerosas populações espalhadas pelos mais de 180 países com os quais mantemos estreitos laços comerciais, inclusive da União Europeia.A Acrissul reforça, portanto, o compromisso do agro brasileiro com a qualidade, sanidade e sustentabilidade dos alimentos, fatores que têm sido considerados pelo mercado global para comprar e consumir a carne brasileira, o que atesta a sua qualidade. É preciso respeito às normais internacionais e às diretrizes do livre mercado. O Brasil tem feito a sua parte”, se posicionou a Acrissul.

No Brasil, o Carrefour informou que as sanções à importação de carne se aplicam apenas às lojas na França. “Em nenhum momento ela se refere à qualidade do produto do Mercosul, mas somente a uma demanda do setor agrícola francês, atualmente em um contexto de crise”.

A rede reforça que os outros países onde o Grupo Carrefour opera, incluindo Brasil e Argentina, continuam adquirindo carne do Mercosul. 

O presidente da França, Emmanuel Macron que esteve no Brasil nos últimos dias, acompanhando a Cúpula do G20, disse a jornalistas que conversou com o presidente Lula sobre o acordo, ainda no Rio. Na ocasião, declarou que não tomará qualquer decisão que venha a prejudicar a agricultura francesa.
 

Reportar Erro
UNIMED São Julião

Deixe seu Comentário

Leia Também

Projeto Irriga Forte entrega kits de irrigação a produtores na terça-feira
Agronegócio
Projeto Irriga Forte entrega kits de irrigação a produtores na terça-feira
Imagem ilustrativa
Cidade
Candidatos aprovados para funções de coveiro e pedreiro são convocados na Capital
Governo suspende lista que classificava tilápia como espécie invasora
Agronegócio
Governo suspende lista que classificava tilápia como espécie invasora
Barragens com menos de 2 hectares de espelho d'água não precisam de licenciamento ou outorga
Agronegócio
Proprietários rurais têm 90 dias para regularizar barragens irregulares em MS
Deputado Jamilson Name (PSDB)
Agronegócio
Avança na Assembleia o PL para incluir a Expogenética MS no Calendário Oficial do Estado
Prazo para declaração e atualização de rebanhos termina dia 1º de dezembro em MS
Agronegócio
Prazo para declaração e atualização de rebanhos termina dia 1º de dezembro em MS
Além do valor gastronômico, a guavira preserva a memória e a biodiversidade do Mato Grosso do Sul.
Agronegócio
Do sabor à tradição, guavira é patrimônio sul-mato-grossense
Donna Fiv Ciav
Agronegócio
Vaca Nelore vendida por R$ 54 milhões quebra recorde mundial em leilão no Paraná
A divulgação foi antecipada em um dia do previsto
Brasil
Inep divulga gabaritos e cadernos de provas do 2º dia do ENEM
Eduardo Costa -
Cultura
É hoje! Eduardo Costa faz show com entrada gratuita na Expogenética MS na Capital

Mais Lidas

Inscreva-se
Educação
UFMS aplica prova de vestibular em 11 municípios neste domingo em MS
Casas populares
Cidade
Pré-seleção para 30 apartamentos do Jardim Antártica acontece neste sábado
Imagem ilustrativa
Polícia
Mulher é presa por cortar virilha do filho de 6 anos para evitar abuso
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Cidade
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica